Power Factor é um videogame de plataforma de ação de rolagem lateral de 1993 desenvolvido pela Hand Made Software e publicado pela Atari Corporation na América do Norte e na Europa exclusivamente para o Atari Lynx . Baseado em um conceito de videogame , os jogadores assumem o controle de um personagem que está jogando em um simulador de realidade virtual assumindo o papel de Redd Ace, que está recriando sua batalha contra os Sinlendo Techmods recuperando a bomba necessária componentes para derrotar a raça alienígena na Ceegraian Power Station. sua jogabilidade consiste em plataforma, exploração e combate baseado em armas com uma configuração principal de quatro botões.
Power Factor originalmente começou como um projeto destinado ao Atari ST que estava em desenvolvimento pela Red Rat Software sob o título Red Ace , que foi quase concluído antes de ser deixado inédito devido a problemas internos da empresa e sua eventual dissolução antes do lançamento, no entanto, o Hand Made Software desenvolveria posteriormente uma conversão para o Lynx.
Power Factor teve uma recepção positiva de críticos e revisores desde seu lançamento inicial, que elogiaram vários aspectos do título, como o enredo único, gráficos e animação de personagens, mas muitos se sentiram divididos em relação ao design de som e jogabilidade. Em 2005, uma imagem ROM da versão ST original vazou online.
Jogabilidade
Captura de tela do jogo.
Power Factor é um jogo de plataforma de ação side-scrolling com elementos run and gun semelhantes ao Turrican onde os jogadores assumem o controle de um personagem que por sua vez assume o papel de Redd Ace em um simulador de realidade virtual recriando um evento onde os invasores Sinlendo Techmods tomaram controle sobre seu universo através de onze estágios dentro das instalações do reator Ceegraian Power Station, onde o objetivo final do jogador é encontrar seis componentes de bombas escondidas e usá-los para destruir os invasores biomecânicos. [7] [8] Como Redd Ace, os jogadores estão armados com o rifle blaster Transmat MOW, que pode disparar tiros padrão ilimitados ou um número limitado de tiros mais poderosos, e equipado com umfoguete que contém um suprimento limitado de combustível, que pode ser restaurado com a coleta de itens. [7] [2] [8] [1] Embora Redd Ace seja capaz de pular sozinho, o foguete pode ser usado para voar sobre partes difíceis e também é necessário para progredir em certos pontos mais tarde no jogo. [1] Redd Ace também possui escudos que lhe permitem resistir a um certo número de golpes; esses escudos também podem ser restaurados com coleta de itens. [1] Antes de começar, os jogadores também podem escolher seu nível de dificuldade preferido para começar. [7]
O controle do Redd Ace é feito com o D-pad e o ataque aos inimigos é feito com os botões A ou B, enquanto o ângulo de tiro pode ser ajustado agachando-se. Um aspecto notável do jogo é que não há botões dedicados para pular, em vez disso, a ação é executada pressionando o D-pad para cima, enquanto segurar na mesma direção ativa o foguete para voar acima do solo. Apertando a Opção 2 traz uma tela de menu que permite ao jogador verificar informações sobre os componentes da bomba bem como detalhes sobre as múltiplas armas adquiridas que também podem ser selecionadas com a Opção 1, porém ao apertar o botão na frente de um terminal de computador, o menu ao invés exibir um mapa da localização atual dos jogadores e informações sobre os inimigos, entre outros elementos. não há senhaou recurso de salvamento , portanto, o jogo deve ser concluído em uma sessão e, quando todas as vidas forem perdidas, o jogo terminará . [2]
Sinopse
O enredo de Power Factor é baseado em um videogame dentro de um conceito de videogame: [2] os jogadores assumem o papel de um personagem que, por sua vez, está jogando um simulador de realidade virtual no resort Atarian Leisure Moon, no qual ele assume o papel do herói Redd Ace. O simulador de realidade virtual, no contexto do mundo fictício do jogo, recria a famosa batalha histórica de Ace contra os Sinlendo Techmods da dimensão paralela de Ceeg que invadiu seu universo natal para recuperar componentes de bombas nas instalações da Central Elétrica Ceegraian que eram necessários para derrotar a raça alienígena. [7]
Desenvolvimento e lançamento
Power Factor começou como um título do Atari ST antes de ser convertido para o Lynx pela Hand Made Software.
Power Factor originalmente começou como um projeto para o Atari ST sob o nome de Red Ace e estava sendo desenvolvido pela Red Rat Software. Em duas entrevistas, o programador Tony Goacher contou sobre o processo de desenvolvimento do jogo, afirmando que seu desenvolvimento começou após a obtenção de um microcomputador Atari 1040ST da Red Rat e que Psygnosis ‘ Barbarian foi a principal fonte de inspiração para o projeto. [3] [4] Como fã de títulos futuristas, Goacher teve a ideia de criar um jogo de ação e aventura e após apresentar o projeto a Red Rat, eles o aprovaram e foi intitulado como tal pela empresa. [4]No entanto, apesar de estar quase concluída, a versão original não foi lançada devido a problemas internos da empresa e seu eventual fechamento. [3]
Mais tarde , o Power Factor seria retrabalhado como um título Atari Lynx em vez de Hand Made Software e originalmente recebeu o título Redd Ace antes de ser renomeado como tal, e foi anunciado pela primeira vez em meados de 1992 e posteriormente apresentado aos participantes do Consumer Electronics Show no final do ano. mesmo ano com planos para ser lançado no mesmo período, [1] [5] [6] [9] [10] no entanto, o jogo foi lançado em 1993. [11] [12] [13] [14]
Recepção
Recepção
pontuações de revisão
Publicação Pontuação
Todos os jogos [15]GamePro 17,5 / 20 [2]IGN 7,0 / 10 [16]Consoles + 85% [17]Usuário Lynx 7,5 / 10 [13]Joypad 83% [18]Mega divertido 52% [19]Videogames e entretenimento de computador 10/07 [20]Power Factor teve uma recepção positiva de críticos e revisores desde seu lançamento no Lynx. [21] Gideon da GamePro comentou que Power Factor “oferece gráficos altamente detalhados e animação suave. Além disso, apresenta os maiores chefes de todos os tempos para atingir uma tela Lynx. Os controles não respondem um pouco, por causa das muitas funções atoladas no controle limitado opções. No entanto, a limitação não atrapalha o jogo ou a diversão. A trilha sonora digitalizada e a elegante música heavy metal aprimoram a ação intensa.” [2] Robert Jung revisou o jogo que foi publicado para IGN dando uma pontuação de 7 em 10. [16]
Legado
Em dezembro de 2005, um protótipo quase completo da imagem ROM do Red Ace foi disponibilizado gratuitamente para download online.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.