HISTÓRIA DA NINTENDO

QUEM É A NINTENDO?

A Nintendo é uma empresa japonesa de videojogos que é uma das mais conhecidas e influentes da indústria de jogos eletrônicos. Ela foi fundada em 1889 como uma empresa de baralho de cartas, inicialmente chamada “Nintendo Koppai”.

“Nintendo” é uma palavra japonesa composta por dois kanjis (caracteres chineses usados na escrita japonesa):

任天堂 (Nin-ten-dou):
“任” (Nin) significa “confiar” ou “deixar nas mãos de” em japonês.
“天” (Ten) significa “céu” ou “destino”.
“堂” (Dou) pode ser traduzido como “sala” ou “lugar”.
Portanto, “Nintendo” pode ser interpretado como “Deixe nas mãos do céu” ou “Destino confiado”. Essa interpretação sugere a ideia de que a empresa estava destinada a criar e produzir jogos e entretenimento.

A escolha do nome pode ter sido influenciada pela crença de Fusajiro Yamauchi de que ele estava seguindo um caminho predestinado na sua jornada de empreendedorismo, que o levou da produção de cartas de baralho para a indústria de entretenimento, incluindo videojogos. Independentemente da origem exata, o nome “Nintendo” tornou-se sinônimo de qualidade e inovação na indústria de jogos eletrônicos e é uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas do mundo dos videojogos.

FUNDAÇÃO

Fusajiro Yamauchi é mais conhecido por ser o fundador da Nintendo (No cargo de 23 de setembro de 1889 – 1929), mas há poucas informações detalhadas disponíveis sobre sua vida pessoal e história além de sua contribuição para o início da empresa.Fusajiro Yamauchi nasceu em 22 de novembro de 1859, em Kyoto, Japão. Ele estabeleceu a Nintendo em 1889 como uma empresa de fabricação de cartas de baralho. Fusajiro Yamauchi tinha um compromisso com a qualidade e a artesania de suas cartas de baralho.

Fusajiro Yamauchi liderou a Nintendo durante seus primeiros anos, mas a empresa foi posteriormente passada para outros membros da família Yamauchi. Seu neto, Hiroshi Yamauchi, desempenhou um papel crucial na transformação da Nintendo em uma empresa de videogames.

Fusajiro Yamauchi deixou um legado duradouro como o fundador da Nintendo. Sua visão empreendedora, foco na qualidade e disposição para diversificar produtos foram elementos essenciais na história da empresa. Embora ele não tenha testemunhado diretamente a transformação da Nintendo na gigante dos videogames que é hoje, seu papel fundacional é fundamental para a história da empresa. O bisneto de Fusajiro, Hiroshi Yamauchi , assumiu a Nintendo em setembro de 1949 e dirigiu a empresa por 53 anos, transformando-a de uma empresa de jogos de cartas em uma empresa multibilionária de videojogos e conglomerado global.

PERÍODO DE BARALHOS DE CARTAS (1889-1950)

“Nintendo Koppai” produzia baralhos de Cartas feitas à mão, conhecidas como “Hanafuda” que pode ser traduzido literalmente como “flores de jogo” ou “cartas de flores”, que eram populares no Japão na época. Fusajiro Yamauchi tinha um compromisso com a qualidade e a artesania de suas cartas de baralho. As cartas de Hanafuda são ricamente decoradas com imagens de flores, plantas, animais e outros símbolos tradicionais japoneses. Cada uma das 48 cartas em um baralho de Hanafuda possui uma ilustração única, representando diferentes meses e temas sazonais. As cartas de Hanafuda são usadas em uma variedade de jogos tradicionais japoneses, conhecidos como “Koi-Koi”, “Hana Awase” e muitos outros.

O jogo Hanafuda era muito usado pela Yakuza em seus cassinos e eles se tornaram o maior cliente da Nintendo

Hoje, as cartas de Hanafuda ainda são fabricadas pela Nintendo e são apreciadas por colecionadores e entusiastas de jogos tradicionais japoneses. Elas também servem como um lembrete da longa e rica história da empresa, que começou como uma fabricante de cartas de baralho e se tornou uma das principais forças na indústria de videojogos.

Hiroshi Yamauchi assumiu a presidência da Nintendo em 1950. Suas primeiras ações envolveram uma série de mudanças importantes no funcionamento da empresa: ele a renomeou em 1951 para Nintendo Playing Card Co. e no mesmo ano a Marufuku assumiu o nome de Nintendo Karuta Co., Ltd., enquanto no ano seguinte toda a produção de cartas foi centralizada nas fábricas de Quioto, o que levou à expansão dos escritórios.A nova linha de cartas plásticas lançada na mesma época teve um sucesso considerável no país.Parte dos funcionários da Nintendo, acostumada com uma direção mais cautelosa e conservadora da empresa, ficou preocupada com as novas medidas de Yamauchi, e isto levou a uma tensão entre as duas partes, que culminou na convocação de uma greve. Esta medida não teve tanto impacto, pois o novo presidente demitiu vários dos trabalhadores insatisfeitos.

Em 1959, a Nintendo assinou um acordo com a Walt Disney Productions a fim de incorporar os personagens desta em cartas, um marco na indústria japonesa. A Empresa também desenvolveu um sistema de distribuição que permitia oferecer os seus produtos em lojas de brinquedos. Ela conseguiu vender em 1961 mais de 1,5 milhões de cartas aumentando assim consideravelmente a sua fatia de mercado, em seguida investiu na veiculação de publicidades na televisão. Apesar de ter alcançado um período de prosperidade, os jogos de cartas derivados dos produtos da Disney a deixaram muito dependente do mercado infantil. Esta situação se acentuou porque as vendas de hanafudas, destinadas ao público adulto, caíram muito enquanto a sociedade japonesa passava a se interessar em outras formas de entretenimento, como pachinkos, boliche e até mesmo passeios noturnos. Portanto, assim que as vendas dos baralhos da Disney começaram a cair, a Nintendo logo percebeu que não tinha alternativas para aliviar a situação, dedicando-se assim a outras alternativas de negócio.

Brinquedos e Jogos de Tabuleiro

Durante as décadas de 1950 e 1960, a Nintendo começou a produzir uma variedade de brinquedos e jogos de tabuleiro. Eles lançaram jogos como “Ten Billion” e “Rabbit Coaster”, que eram diferentes dos tradicionais jogos de cartas japoneses, mas ainda mantinham o foco na diversão e na qualidade. Assim como como os seus baralhos de cartas, a Nintendo manteve um compromisso com a qualidade e o artesanato em seus brinquedos e jogos de tabuleiro. Eles ganharam uma reputação por criar produtos bem elaborados e duráveis. A Nintendo continuou a expandir seu catálogo de produtos, introduzindo novos jogos de tabuleiro e brinquedos que refletiam elementos da cultura japonesa e ofereciam entretenimento para crianças e famílias.

Destaque para o brinquedo Ultra Hand de 1964. As ventosas na extremidade desse pegador com um sistema sanfonado permitiam (ou desafiavam) a pegar objetos distantes. Sucesso de vendas, foi o primeiro produto da Nintendo a vender mais de 1 milhão de Unidades no Japão, 1,2 Milhões mais especificamente.

O Ultra Hand foi o maior sucesso da Nintendo até então na indústria de brinquedos. Eles desenvolveram vários outros produtos de brinquedo antes de 1966, como o Picture Cutter e o Rabbit Coaster, mas nenhum chegou perto de alcançar o mesmo sucesso que o Ultra Hand. Devido ao sucesso do produto, a Nintendo abriu sua primeira divisão de Pesquisa e Desenvolvimento dentro da empresa, liderada por Yokoi. A Nintendo fez referência ao Ultra Hand em vários de seus videojogoss. A Nintendo também desenvolveu um jogo WiiWare exclusivo do Club Nintendo chamado Grill-Off with Ultra Hand! que se concentrou no brinquedo.