Um jovem professor de física chamado Lester conduz um experimento com partículas. De repente, algo dá errado, um raio cai e, em um momento, Lester se encontra em um estranho mundo alienígena. Agora ele deve lutar por sua vida, primeiro com as próprias mãos, depois com um ele encontra uma arma. Mas o que lhe dá coragem é que ele não está sozinho. Um dos alienígenas que foge da prisão junto com ele o ajuda em sua perigosa busca. A amizade pode superar todos os obstáculos.
Out of This World combina elementos de tiro, plataforma e resolução de quebra-cabeças. O jogo é dividido em fases; algumas delas são simples e só podem ser acessadas uma vez, enquanto outras estão conectadas entre si, constituindo um ambiente maior. Exploração e a resolução de problemas é enfatizada. Muitos níveis incluem desafios não vistos nos anteriores. As tarefas podem envolver quebra-cabeças ambientais, sequências cronometradas, saltos precisos e combate.
Normalmente, os inimigos são derrotados usando uma arma de energia encontrada em um estágio inicial. A função regular da arma é disparar projéteis de energia. Ao pressionar e segurar o botão de disparo, o jogador pode ativar um escudo de energia que protege Lester de ataques regulares, permitindo-lhe atire com relativa segurança até que evapore. Finalmente, ao segurar o botão de disparo por mais tempo, a arma cria rajadas poderosas que podem destruir os escudos. A maioria dos inimigos está equipada com armas semelhantes e é capaz de realizar as mesmas ações de Lester. Lutar contra os inimigos, portanto, requer o uso tático de ataques regulares, escudos e bombas, bem como o aprendizado dos padrões do inimigo.
Cada nível pode ser acessado digitando um código que o jogador aprende após ter concluído o nível. Se Lester morrer, o nível deve ser reiniciado. Não há interface na tela nem diálogo no jogo. Gráficos vetoriais são usados para criando os ambientes do jogo e cenas animadas.
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