Klax é um videogame de quebra-cabeça lançado nos fliperamas em 1990 pela Atari Games , enquanto a Namco distribuía o jogo nos mercados japoneses. Foi projetado por Dave Akers e Mark Stephen Pierce. O objetivo é pegar blocos coloridos caindo de uma máquina e organizá-los em linhas e padrões coloridos para fazê-los desaparecer. Klax foi originalmente publicado como uma continuação de Tetris , sobre o qual a Atari Games estava em uma disputa legal na época.
A versão Atari 2600 , lançada em meados de 1990, e Fatal Run , são os lançamentos finais para o console que foi descontinuado no início de 1992. [3]
Jogabilidade
Captura de tela do Arcade
Os controles consistem em um joystick de quatro posições e um botão. O jogador controla uma pequena pá na extremidade inferior de uma correia transportadora em constante movimento. Usando o joystick, o jogador pode mover a raquete para a esquerda ou para a direita para pegar ladrilhos de várias cores à medida que avançam na esteira. Abaixo do remo há um poço que pode conter até 25 ladrilhos em cinco colunas de cinco; pressionar o botão faz com que o ladrilho mais alto da raquete caia diretamente para baixo e para dentro do poço, desde que a coluna não esteja cheia. O objetivo é formar “Klaxes”, ou linhas horizontais/verticais/diagonais ininterruptas contendo três ladrilhos da mesma cor. Fazer isso concede pontos e faz com que esses ladrilhos desapareçam, permitindo que quaisquer ladrilhos acima deles caiam no fundo do poço. Os pontos de bônus são concedidos ao completar vários Klaxes com um único ladrilho (incluindo linhas de quatro ou cinco ladrilhos correspondentes) e para Klaxes formados pela queda de ladrilhos já colocados.
A raquete pode conter até cinco peças a qualquer momento. O jogador é penalizado com uma “queda” sempre que uma peça cai do transportador sem ser apanhada ou enquanto a raquete está cheia. Empurrar o joystick para cima irá virar o ladrilho mais alto na pá a uma curta distância do transportador, enquanto puxar para baixo acelera o movimento dos ladrilhos.
O jogo consiste em 100 ondas, apresentadas como 20 grupos de cinco ondas cada. No início do jogo e após cada quinta onda, o medidor de queda é limpo e o jogador recebe três opções de qual onda jogar a seguir; escolher uma onda posterior concede pontos de bônus e permite mais quedas. Cada onda tem um objetivo que deve ser alcançado, como fazer um determinado número de Klaxes, marcar um certo número de pontos ou sobreviver a um determinado número de ladrilhos. No final de uma onda, são atribuídos pontos de bónus por cada ladrilho ainda no transportador e na pá e por cada espaço vazio no poço.
O jogo termina quando o jogador esgotar as quedas disponíveis, encher completamente o poço ou terminar todas as 100 ondas.
Desenvolvimento
Akers programou o Klax em apenas algumas semanas usando AmigaBASIC , então portou cada linha para C. Em uma entrevista de 1990, ele disse que queria “produzir algo jogável, compacto e relativamente rápido de desenvolver”. Suas influências foram Tetris e jogo da velha . [4] Ele escolheu o nome dos ladrilhos de som que rolavam pela tela. [5] A Atari Games lançou Klax em fevereiro de 1990, com a Namco lançando o jogo no Japão alguns meses depois, [2] e logo o chamou de “grande sucesso de fliperama”. [6] Ele lançou rapidamente várias versões caseiras sob o Tengenmarca. Akers criou as edições Nintendo Entertainment System e Genesis . [7] Algumas conversões de 16 bits apresentam gráficos aprimorados. [ citação necessária ] Klax recebeu o selo de aprovação da Parents ‘Choice Foundation em 1990, ganhou o prêmio de Melhor Jogo Mental no European Computer Leisure Awards de 1991 e Dennis Lynch do Chicago Tribune nomeou Klax como o Melhor Cartucho de 1990. [8]
A Midway Games ganhou os direitos de Klax ao comprar a Atari Games em 1996. O jogo foi relançado em compilações retrô para consoles modernos. Um comunicado à imprensa de 1999 chamou-o de “jogo de quebra-cabeça tic-tac” da Midway. [ citação necessária ] Mike Mika, que estava trabalhando na versão Game Boy Color do jogo, colocou uma proposta de casamento escondida dentro dele. Sua então namorada levou três anos para descobrir a proposta. Mike Mika também inseriu um jogo do tipo Snake oculto e um mini-jogo de aventura como ovos de páscoa . [9]
Após a versão arcade, Klax foi convertido para a maioria dos computadores domésticos contemporâneos e sistemas de videogame da década de 1990, incluindo o Atari Lynx , Amstrad GX4000 e o Atari 2600 como seu último lançamento oficial licenciado pela Atari exclusivamente na Europa
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