Os jogadores assumem o controle de um trio de monstros gigantes tentando sobreviver contra ataques de forças militares. Cada rodada é concluída quando uma determinada cidade é completamente reduzida a escombros. A Warner Bros. atualmente detém todos os direitos sobre a propriedade por meio da compra da Midway Games . [3] Inspirado em filmes de monstros , Rampage gerou cinco sequências e uma adaptação cinematográfica em 2018 .
Jogabilidade
Um exemplo de gameplay de Rampage . Na foto da esquerda para a direita estão os personagens dos jogadores George, Lizzie e Ralph.
Até três jogadores simultâneos controlam um trio de humanos transformados em gigantescos monstros animalescos devido a vários acidentes relacionados a experimentos: George, que foi transformado em um gorila tipo King Kong por uma vitamina experimental, Lizzie, que foi transformada em um tipo de Ymir [5] réptil por um lago radioativo, e Ralph, que foi transformado em um lobo bípede gigante por um aditivo alimentar. Os monstros devem arrasar todos os edifícios em uma cidade alta para avançar para o próximo nível, comendo pessoas e destruindo helicópteros , tanques , táxis , carros de polícia , barcos e carrinhos ao longo do caminho. [6]
O jogador pode escalar qualquer um dos prédios, despedaçando-os e reduzindo-os a escombros. Personagens humanos não jogáveis dentro dos níveis também podem ser socados ou agarrados e alimentos podem ser comidos. O monstro do jogador recebe dano de balas inimigas, bananas de dinamite, projéteis, socos de outros monstros e quedas. A saúde é recuperada comendo alimentos como frutas, frango assado ou soldados. Se um monstro sofre muito dano, ele reverte para a forma humana nua e começa a sair da tela de lado, cobrindo o corpo com as mãos. Nesse estado, os jogadores podem ser comidos por outro monstro. Se o jogador continuar, o humano se transforma de volta no monstro ou (se o humano saiu da tela) voa em um dirigível (mas perdeu sua pontuação), com uma barra de vida cheia.
Quebrar janelas abertas geralmente revela um item ou pessoa de interesse, o que pode ser útil ou prejudicial. Itens úteis incluem comida ou dinheiro, enquanto os perigosos incluem bombas, aparelhos elétricos e cigarros. Alguns itens podem ser ambos; por exemplo, uma torradeira é perigosa até que a torrada apareça, e um fotógrafo deve ser comido rapidamente antes que deslumbre o monstro do jogador com seu flash, fazendo-o cair. Quando um civil está presente acenando com as mãos em uma janela sinalizando por ajuda, os pontos de um jogador aumentam rapidamente quando a pessoa é agarrada. Cada monstro pode conter apenas um tipo de pessoa: George pode conter mulheres, Lizzie pode conter homens de meia-idade e Ralph pode conter homens de negócios.
Rampage se passa ao longo de 128 dias em cidades da América do Norte. O jogo começa em Peoria, Illinois e termina em Plano, Illinois . [7] Em Plano, os jogadores recebem um “bônus de mega vitamina” que cura todos os monstros e fornece um grande bônus de pontos. Depois disso, o ciclo das cidades se repete cinco vezes. Após 768 dias, o jogo é reiniciado para o dia 1. Como o desenvolvedor do jogo Brian F Colin afirmou, “o hardware não suportava tanta arte e nunca imaginamos que alguém passaria dos 768 níveis”. [8]
Algumas das versões iniciais do jogo começam em San Jose, Califórnia e terminam em Los Angeles, Califórnia, depois de percorrer toda a América do Norte. A fúria percorre várias cidades dos Estados Unidos, bem como duas cidades canadenses. Dos 50 estados dos EUA, apenas Connecticut , Delaware , Mississippi , New Hampshire , Rhode Island , Carolina do Sul e Vermont foram poupados da fúria do monstro.
Desenvolvimento
Os principais designers do jogo foram o artista Brian Colin e o programador Jeff Nauman. Nenhum deles sendo fã de jogos de fliperama na época, Colin concebeu Rampage como um jogo em que “não havia maneira errada de jogar”. Para tanto, ele queria evitar os conceitos comuns de videogame de ter um objetivo definido, competir por uma pontuação alta e morrer. A artista Sharon Perry, o testador de jogos Jim Belt e o compositor Michael Bartlow ajudaram no desenvolvimento do jogo. O objetivo do jogo de destruir arranha-céus foi criado porque os desenvolvedores só podiam mover formas retangulares no fundo. Os desenvolvedores tiveram que trabalhar dentro das limitações técnicas da época – as cidades são praticamente idênticas na aparência, Ralph e George têm a mesma paleta de personagens ecabeça trocada e o efeito de poeira de prédios em ruínas escondem animações com falhas. O desenvolvimento e o lançamento do jogo definharam porque a administração não estava convencida do conceito incomum do jogo de escalar os jogadores como monstros destruidores de cidades, mas foi retomado depois que uma nova administração foi instalada na empresa. Após o lançamento, níveis adicionais foram adicionados ao jogo para torná-lo mais difícil. [7] Na cena de abertura relatando três humanos que se transformaram nos monstros, Colin colocou fotos de si mesmo como George, sua esposa Rae como Lizzy e Nauman como Ralph. [9]
Concebendo um título graficamente impressionante dentro das restrições técnicas do então atual hardware de fliperama da Midway, o designer Brian Colin se inspirou nos filmes de monstros King Kong e 20 Million Miles To Earth . Décadas após o lançamento do jogo, Colin abordou um equívoco popular de que Lizzie era baseada em Godzilla , afirmando que Lizzie era na verdade baseada no Ymir de 20 milhões de milhas até a Terra ; ele disse que Godzilla seria muito grande para caber nas restrições de tamanho do jogo e que preferia os filmes de Harryhausen e Willis O’Brien a filmes kaiju como Godzilla . [10]
Lançamento e portas
O jogo foi lançado para os fliperamas em 1986. Colin promoveu o jogo por meio de um comunicado à imprensa enviado aos meios de comunicação locais em cada uma das cidades mencionadas no jogo; o comunicado à imprensa assumiu a forma de um memorando não oficial de Bally / Midway que afirmava que sua cidade estava “prevista para destruição”. [7]
Rampage foi portado para Apple II , Atari 2600 , Atari 7800 , Atari Lynx , Atari 8-bit , Atari ST , Amiga , Commodore 64 , MS-DOS / IBM PC , ZX Spectrum , Amstrad CPC , NES , Sega Master System e Tandy Color Computer 3. A versão Atari Lynx adiciona um quarto personagem especial chamado Larry, um rato gigante . A versão NES exclui Ralph, reduzindo o número de monstros para dois. Em 1997 Tiger Electronicslançou uma versão LCD portátil do jogo. Em 2017, a Basic Fun lançou uma porta mini arcade da versão NES do jogo com Ralph adicionado. Este foi o número 10 da linha Arcade Classics. [11]
A versão arcade original de Rampage foi incluída em várias compilações. Em 1999 foi incluído no Arcade Party Pak para o PlayStation . Em 2003, foi incluído no Midway Arcade Treasures , uma compilação de jogos de arcade para Nintendo GameCube , PlayStation 2 e Xbox . Em 2005 foi incluído no Midway Arcade Treasures: Extended Play para o PlayStation Portable . Em 2006 foi um bônus em Rampage: Total Destruction . Em 2012, foi incluída na compilação Midway Arcade Origins . [12]
O jogo também foi desbloqueado no jogo Lego Dimensions de 2015 . Nesse jogo, uma versão de tamanho humano de George, o macaco, aparece em uma das missões secundárias. No nível Midway Arcade World do jogo, o jogador o ajuda a destruir a área e a protegê-lo dos civis para obter uma pontuação mais alta do que Ralph e Lizzie. Também no nível “Retro Wreckage” do Gamer Kid, no final do nível, o Gamer Kid encontra um jogo de arcade Rampage, mas enquanto ele está verificando, o vírus que dá vida a todos os outros personagens do jogo de arcade atinge Gamer Kid e ele se transforma em George antes de jogar o jogo de arcade.
Em julho de 2000, a Midway licenciou Rampage , junto com outros jogos da Williams Electronics , para Shockwave para uso em um miniaplicativo online para demonstrar o poder da plataforma de conteúdo da web shockwave, intitulada Shockwave Arcade Collection . A conversão foi criada pela Digital Eclipse . Rampage também foi portado para iOS como parte do aplicativo de arcade Midway .
Em 2018, Arcade1Up lançou uma mini versão de 4 pés do gabinete de fliperama original. [13]
Ao contrário do jogo de arcade original, a maioria das portas domésticas (como as versões NES, Sega e Atari Lynx) na verdade terminam, em vez de repetir os níveis indefinidamente.
Recepção
Recepção
pontuações de revisão
Publicação Pontuação
videogames Atari 2600 Atari Lynx Sistema Mestre ZX
Colidir 7/10
Computador e videogames 87% [14] 60% 85% [14]
IGN 9/10
Arrasar 81% [16]
Usuário Sinclair 6/10
Seu Sinclair 6/10 [15]Consola XS 85% [17]
O jogo foi um sucesso financeiro nos fliperamas e um dos últimos títulos de sucesso da Bally/Midway. [7]
A Computer Gaming World aprovou a adaptação para MS-DOS de Rampage , especialmente para aqueles com computadores mais rápidos que o IBM PC original e uma placa de vídeo EGA . Ele afirmou que “Rampage é a prova de que os jogos da IBM podem competir com outras máquinas na execução de software de entretenimento”. [18]
Seu Sinclair disse que foi “muito divertido por um tempo, mas ser um monstro pode se tornar uma chatice. Então, a menos que você pretenda jogar com três mãos, quando o fator divertido aumenta um pouco, ou você é um fã de monstros do original , você pode apenas perder isso por algo com valor mais duradouro”
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