Rampart é um videogame de 1990 lançado pela Atari Games e Midway Games que combina os gêneros shoot ‘em up , estratégia e quebra-cabeça . Ele estreou como um jogo de arcade [5] com controles de trackball e foi portado para sistemas domésticos. Teve um lançamento limitado nos Estados Unidos em outubro de 1990, [2] e um lançamento amplo no início de 1991. [1] Foi distribuído no Japão pela Namco . [3]
Rampart é considerado um precursor do gênero de defesa de torre da década seguinte. [6] [7]
Jogabilidade
O jogador controla e defende um território constituído por uma muralha que envolve um conjunto de castelos e canhões. A jogabilidade alterna entre duas fases de tempo limitado, combate e construção. Na fase de construção, o jogador tenta reparar os danos do combate e expandir seu território. Na fase de combate, eles tentam danificar o inimigo com seus canhões. Em jogos single-player, o jogador luta contra uma frota de navios de ataque, em jogos multi-player, os jogadores lutam entre si com rios separando os lados.
O jogo começa com uma fase de construção automatizada na qual o computador constrói uma parede ao redor de um castelo. A propriedade de um castelo concede ao jogador o controle de vários canhões e, após a construção da parede, o jogo entra em uma fase em que o usuário coloca os canhões dentro de seu território controlado.
A fase de batalha no modo single-player.
Quando a fase de construção termina, o combate começa. No modo single-player, o jogador é atacado por uma série de navios que se aproximam do território do jogador enquanto disparam canhões contra suas paredes. O jogador responde disparando seus canhões contra os navios em movimento; a velocidade relativamente lenta das balas de canhão exige que o jogador “lidere” seus alvos. No modo multijogador, os jogadores atiram nas paredes uns dos outros. O objetivo do atacante em ambos os casos é fazer buracos nas paredes. O combate termina quando o usuário afunda um certo número de navios, ou em dois jogadores, após um tempo definido.
Quando o combate termina, o jogador perde o controle de qualquer área que não esteja mais totalmente cercada por sua parede, junto com todos os canhões naquela área. Uma fase de construção controlada pelo usuário começa. Formas como as do Tetris aparecem e o jogador as move e gira com o objetivo de colocá-las de forma que fechem lacunas na parede existente ou estenda a parede em torno de castelos adicionais.
Quando o tempo da fase de colocação de ladrilhos termina, qualquer castelo ou canhão que esteja completamente cercado por uma parede contínua é adicionado ao território do jogador. Depois, o ciclo se repete com a colocação do canhão novamente. Cada castelo cercado concede ao jogador um canhão durante cada fase de armamento (o castelo inicial concede dois), mas apenas se houver espaço.
Como o dano causado durante a fase de combate normalmente é distribuído, repará-lo pode ser difícil. Os blocos são geralmente maiores do que as lacunas (embora às vezes apareçam blocos de uma unidade) e preencher as lacunas geralmente requer um bloco grande para preencher uma pequena lacuna. Os bits extras restantes do bloco tornam-se barreiras para a colocação de blocos futuros, tornando cada vez mais difícil consertar o dano, pois os blocos maiores podem não caber na área livre de blocos.
O jogador perde quando não consegue ter pelo menos um castelo cercado após a fase de colocação das peças. Nos jogos para um jogador, há um conjunto fixo de seis níveis e, nos modos de dois jogadores, se ambos os jogadores sobreviverem, aquele com a pontuação mais alta é declarado o vencedor. Se o jogador derrotar o oponente, o jogador pode executar o comandante, caminhando na prancha ou decapitando. Canhões podem ser destruídos, quadrados de bônus dão pontos extras quando capturados e quando não há grunhidos ou crateras.
Portos
Rampart foi portado para SNES , Master System , Mega Drive/Genesis , Atari Lynx , MS-DOS , Macintosh , Commodore 64 , Amiga e Atari ST . Versões separadas foram feitas para Game Boy , Game Boy Color , Nintendo Entertainment System e Famicom . As versões NES, SNES e MS-DOS foram todas feitas pela Bitmasters, e a versão NES foi planejada para publicação pela Tengen (sem licença da Nintendo ), mas foi trocada para Jaleco .(que recebeu uma licença da Nintendo ), e as versões SNES e MS-DOS foram publicadas pela Electronic Arts . A maioria das versões domésticas possui recursos atualizados. A versão japonesa do Famicom, lançada pela Konami , inclui 7 níveis de treinamento, 3 níveis de dificuldade e um extenso modo para dois jogadores. Muitas opções podem ser escolhidas, como o número de canhões para começar. Nas versões SNES e MS-DOS, os canhões ganhos também podem ser convertidos em powerups.
A versão arcade faz parte da compilação Midway Arcade Treasures para GameCube , PlayStation 2 , Xbox e PlayStation Portable , e da compilação Midway Arcade Origins para PlayStation 3 e Xbox 360 . [8] É empacotado em um pacote duplo com Gauntlet para o Game Boy Advance . Uma versão para PlayStation 3 com modo multijogador na Internet foi lançada na PlayStation Network em 10 de maio de 2007. [9]
Recepção
No Japão, a Game Machine listou Rampart na edição de 1º de junho de 1991 como a sétima unidade de fliperama de maior sucesso do mês. [10]
Julian Rignall , da Computer and Video Games , analisou o jogo de arcade, dando-lhe uma pontuação de 93%. [4]
A MegaTech deu à versão Mega Drive 90% e um Prêmio Hyper Game, dizendo que era uma “excelente mistura de diferentes estilos de jogo”. [11] O Console XS revisou a versão do Master System, dando-lhe uma pontuação de 81%. [12] Nintendo Power classificou-o como o quarto melhor jogo de Game Boy de 1993. [13]
Legado
Rampart influenciou os primeiros jogos de defesa de torre cerca de uma década depois. As semelhanças de jogabilidade incluem defender um território erguendo estruturas defensivas e fazendo reparos entre várias rodadas de ataques.
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