Não tem vínculos narrativos com Far Cry 3, mas carrega muitos elementos de jogabilidade. O jogo se passa em Kyrat, uma região fictícia baseada nas regiões do Himalaia no Nepal. É governado pelo rei depostático Pagan Min. O jogador controla Ajay Ghale, um americano com raízes Kyrati que retorna à região para dispersar as cinzas de sua falecida mãe. Assim que chega, é arrastado para o conflito e é resgatado pela organização rebelde The Golden Path iniciada por seus pais. Durante o jogo, o Ajay pode eventualmente escolher de qual força ficar do lado, com diferentes finais. Dentro de The Golden Path há uma luta pelo poder, e Ajay pode escolher entre missões para Amita ou Sabal, com objetivos diferentes com base nas escolhas.
A região montanhosa tem ambientes exuberantes e montanhas nevadas. As alturas verticais podem ser dimensionadas usando um gancho, e um planador ou uma tirolesa é usado para descer. O jogador pode seguir as missões da história ou explorar livremente. Vários veículos estão disponíveis para percorrer as distâncias e há uma opção de deslocamento rápido para locais importantes. Existe uma opção de direção automática em que os veículos seguem as estradas até o próximo ponto de referência enquanto o jogador pode se concentrar em atirar. Os elementos típicos do jogo que retornam são a caça de animais (rinocerontes, porcos, ursos, águias, lobos, elefantes…) uma grande quantidade de armas, incluindo um arco, armas brancas e armas de longo alcance, granadas, minas e explosivos. É possível andar de elefante também. Ao lado da missão principal, existem várias missões secundárias e eventos de karma aleatórios para pontos de karma separados. Ao lado do dinheiro e da experiência adquirida para subir de nível, são fornecidos pontos de habilidades. Estes podem ser gastos na árvore de habilidades O Tigre (agressivo) ou O Elefante (defensivo). Há também uma grande quantidade de colecionáveis, como cartazes de propaganda, máscaras, cartas perdidas e páginas do diário de Mohan Ghale.
As torres sineiras podem ser escaladas para remover a névoa de seções do mapa. Existem 24 postos avançados para se infiltrar e quatro grandes fortalezas. É possível redefinir postos avançados para dominá-los usando outra tática. Os tokens de armas de aluguel podem ser usados para chamar reforços para missões difíceis. Assim como no jogo anterior, uma abordagem furtiva é sempre possível. Ajay pode atirar em gaiolas abertas ou jogar iscas para usar animais selvagens para causar estragos. Pedras podem ser jogadas como uma distração. Tanto os animais quanto os inimigos podem ser marcados com a câmera para rastrear o movimento. Um indicador mostra se Ajay foi descoberto e os guardas têm diferentes estados de alerta. Os inimigos podem ser eliminados silenciosamente usando uma queda, uma faca de arremesso, armas com supressor ou arco. O caçador é um novo tipo de inimigo que se move silenciosamente e só pode ser marcado por um curto período de tempo. Eles desaparecem rapidamente, tentam acabar com você e podem encantar os animais para atacá-lo. O jogo tem um ciclo diurno e noturno e Ajay agora pode dormir em uma cama por um determinado período de tempo para pular a noite, por exemplo.
A campanha para um jogador pode ser jogada cooperativamente (exceto para as missões da história principal). Ao jogar sozinho e em uma situação difícil, você pode enviar um pedido de ajuda para alguém se juntar a você e vice-versa. O multiplayer online também é suportado por Battles of Kyrat, com diferentes tipos de modos de jogo, como Outpost, Demon Mask ou Propaganda. Os jogadores que não possuem o jogo podem ser convidados a jogar junto usando uma quantidade limitada de chaves. Um editor de níveis também está incluído.
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