O Zelda Game & Watch (número do modelo ZL-65 ) é um sistema multi-screen Game & Watch desenvolvido pela Nintendo e lançada na América do Norte em 1989. Sua jogabilidade foi fortemente inspirada na Nintendo Entertainment System jogo Zelda II: Adventure of Link , e apresentava uma história original descrita no manual.
Ao contrário dos outros jogos de LCD, esta foi feita pela Nintendo e apareceu em uma plataforma da Nintendo. A consola portátil seria o penúltimo lançamento da Nintendo antes do lançamento da Game Boy (a última sendo Mario The Juggler ).
Jogabilidade
Os jogadores controlam Link e lutam através de câmaras de labirinto na tela inferior do Game & Watch. Nas câmaras do labirinto, Link enfrenta fantasmas do tipo Poe , até quatro Stalfos e um mini-chefe Goblin do tipo Moblin . Stalfoses e Ghosts não podem ser derrotados e devem ser evitados e bloqueados com o escudo, respectivamente. O Goblin deve ser morto para completar o labirinto da tela inferior. Uma vez que o Labirinto está completo, as escadas aparecem e a ação muda para o Dragon’s Lair na tela superior. Aqui Link luta contra um dragão no lado direito da tela, evitando seus ataques de fogo e cauda. O lado esquerdo da tela exibe o mapa da masmorra e itens como o item Tomahawk — exclusivo deste jogo — que Link ganha enquanto luta contra o dragão. Ao derrotar o dragão, o jogo recomeça com inimigos mais rápidos e mantendo a pontuação mais alta do jogador. Este jogo Game & Watch também possui um botão de continuar que permite aos jogadores continuar o jogo no caso de morte do jogador.
Oito dragões indisciplinados estão causando estragos no mundo. Depois que eles sequestram a princesa Zelda , cabe a Link derrotá-los e resgatar a princesa. Os dragões prenderam Zelda atrás de um selo que requer que todas as 8 peças da triforce sejam desbloqueadas. Depois de derrotar cada dragão, Link ganha um pedaço da triforce.
O Zelda Game & Watch foi desenvolvido por Gunpei Yokoi e Nintendo R&D1 .
Acredita-se que Zelda tenha ultrapassado os limites do que é possível no formato Game & Watch LCD , embora a jogabilidade seja muito mais simples do que o original do NES . O jogo foi notado em particular pela Famitsu como tendo alcançado a emoção e a sensação de RPG da série original, no entanto, o jogo foi criticado por ser muito fácil se o jogador obtivesse muitos power-ups durante o jogo. Retro Gamer classificou-o como número 5 em seus “Perfect Ten Games” para Game & Watch, observando que “capturou a sensação do mundo em que foi jogado”.
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