Dead Space 3 é o terceiro jogo principal da série futurista de tiro a terceira pessoa e uma sequela directa de Dead Space 2. Começa com um prólogo 200 anos antes dos acontecimentos do jogo principal onde o jogador controla uma parte soldado das Forças Armadas Soberanas numa base no planeta Tau Volantis. Ali são investigados os Marcadores, artefactos alienígenas misteriosos que desempenham um papel central no universo do Espaço Morto. Após o prólogo, os acontecimentos mudam para 18 de Junho de 2314 com o protagonista Isaac Clarke, de regresso dos jogos anteriores. O prólogo serve para introduzir a base de Tau Volantis onde o jogo tem lugar. Clarke viaja para lá quando dois meses após ter escapado da estação espacial Sprawl. Ele e Ellie Langford (do jogo anterior e a sua ex-namorada entretanto) encontram-se com o sargento John Carver numa colónia lunar. Carver sobreviveu ao surto de Necromorph no planeta Uxor e conta sobre a descoberta do planeta congelado Tau Volantis. Clarke quer investigar a colónia há muito perdida e descobrir se é a origem dos Marcadores, para prevenir de uma vez por todas futuros surtos de Necromorph. Ao entrar no planeta, contudo, a nave avaria-se e Ellie é separada. Assim, Clarke tem de a salvar e também descobrir os segredos da base para deter os Marcadores. Após uma série de sequências numa flotilha de naves à deriva, ele chega ao próprio planeta onde a maior parte do jogo está definido. Outras personagens do jogo incluem o atual namorado de Ellie, Robert Norton, a cientista Santos, e o antagonista Jacob Danik, membro do culto Filhos de Altman, que acredita que os Marcadores irão salvar a humanidade. Assim, os opositores de Clarke não só incluem Necromorphs, mas também os aliados de Danik chamados Unitologists. Em comparação com os jogos anteriores, os elementos de horror foram atenuados significativamente a favor da jogabilidade de ação. O jogo não inclui apenas a típica jogabilidade de atiradores de corredor, mas também secções jogadas no exterior nas tempestades geladas do planeta. A temperatura desempenha um papel importante, uma vez que Clarke só pode suportar o frio durante um período de tempo limitado. No início, ele tem de manter constantemente um registo da temperatura corporal exibida no ombro do seu Equipamento de Integração de Recursos (RIG), mas mais tarde pode confecionar um fato para viajar para fora. O mesmo medidor é utilizado para áreas sem oxigénio. Os ambientes exteriores têm aberturas íngremes atravessadas usando um gancho de garra enquanto as botas de jacto são usadas para viajar. Ao lado do jogo de tiro Clarke tem de resolver puzzles menores para progredir e há mini-jogos de hacking, semelhantes ao título anterior. Há uma série de grandes chefes e Clarke pode usar tentáculos de Necromorph como lança para atacar. Um novo inimigo é o enxame, semelhante aos caranguejos da meia-vida, um parasita que rasteja e pode ligar-se a um hospedeiro de cadáveres para o reanimar. Na maior parte do combate é importante identificar o tipo de Necromorph e depois atacar partes específicas do corpo para lidar com ele de forma eficiente. A arma mais importante de Clarke continua a ser o cortador de plasma com a sua energia ilimitada. Os seus feixes podem cortar os inimigos e é aperfeiçoado ao longo do jogo, acrescentando, por exemplo, a capacidade de cortar tanto horizontal como verticalmente. Novas armas podem ser fabricadas através da recolha de peças (transdutores, semicondutores, tungsténio, gel somático, sucata metálica…) e plantas encontradas ao longo de todo o jogo (ou escavadas com um pequeno robot) e forjá-las na Bancada de Armas. Isto substitui apenas a recolha de actualizações de armas dos jogos anteriores. Nesses locais, as armas existentes também podem ser melhoradas ou duas armas podem ser combinadas numa única. No início são fornecidas duas armações principais: ligeiras com uma mão e pesadas com duas mãos, com outras encontradas mais tarde. Assim, o jogador pode criar armas tais como uma pistola de rebite eléctrica, um lança-granadas ou um lança-granadas incendiário, mas as munições são muitas vezes escassas. O artesanato também pode ser descartado para utilizar armas prontas, incluindo algumas clássicas dos dois jogos anteriores. Voltando ao jogo anterior são os poderes de Clarke, tais como kinesis (move objectos, normalmente para resolver puzzles) e stasis (abranda os oponentes). O kinesis também pode ser utilizado para agarrar e lançar partes do corpo de inimigos caídos, ou para apanhar uma granada a meio do ar e atirá-la de volta. A energia é contudo limitada e leva algum tempo a recarregar. Inteiramente nova na série é a capacidade de rolar para longe e procurar cobertura. Há também uma sequência num comboio de alta velocidade, uma secção onde Clarke dirige um navio em queda através da atmosfera jogada como um atirador de carris, e ele pode manobrar torreões. Certas secções só podem ser acedidas por meio de uma alavanca de tungsténio e oferecem secções semelhantes a calabouços de percurso fixo, longe do jogo principal, mas importantes para saquear. O Dead Space 3 elimina o multi-jogador padrão e introduz, em vez disso, uma campanha cooperativa. Aí dois jogadores podem controlar Clarke e John Carver trabalhando em conjunto. A campanha cooperativa contém capítulos adicionais onde o enredo de Carver é expandido e certas partes só podem ser completadas por acções cooperativas. Há sequências que são vividas de forma diferente por cada jogador por causa da demência. Por exemplo, os itens são por vezes apenas visíveis para um jogador e não para outro, ou Carver pode ficar preso na sua própria mente enquanto Isaac tem de lutar sozinho e trazê-lo de volta da alucinação. As armas criadas numa Bancada de Armas podem ser imediatamente partilhadas com o outro jogador e é apoiado o drop-in/drop-out. O jogo suporta microtransacções dentro do jogo, onde peças adicionais necessárias para fabricar armas podem ser compradas com dinheiro real. Não fornece nada que não possa ser alcançado através da jogabilidade regular, mas a recolha manual de todas as peças necessárias pode requerer muito mais tempo.
DEAD SPACE 3 (ESSENTIALS) PS3 (NOVO)
19.50€ IVA incluido
Dead Space 3 é um jogo de vídeo de terror, atirador de terceira pessoa desenvolvido pela Visceral Games e distribuído pela Electronic Arts.
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