O Inferno de Dante é uma viagem cheia de ação através do mundo do Inferno, baseada no primeiro cântico da Divina Comédia de Dante Alighieri. Nesta adaptação, Dante é re-imaginado como um cavaleiro templário, um veterano das cruzadas, que regressa a casa para descobrir que a sua amada Beatrice foi morta. Nesse momento, o assassino esfaqueia Dante também nas costas. Dante é contudo capaz de resistir à Morte, que o quer levar para o inferno, e rouba-lhe a sua foice. Com estes novos poderes ele pode descer sozinho ao inferno para seguir Beatriz, cuja alma foi capturada pelo diabo. Lúcifer planeia casar com a sua alma, que deveria ter ido para o céu, para fugir do inferno e derrubar Deus. Para evitar que isto aconteça, Dante tem de viajar através dos nove círculos do inferno e dominar os seus demónios para finalmente passar pelo seu teste mais duro. Correspondendo ao tema original do Inferno de reconhecer e rejeitar o pecado, ele tem de enfrentar o seu próprio passado, os seus próprios crimes e os seus próprios pecados para libertar Beatrice. Durante a viagem, ele encontra frequentemente o poeta Virgílio que explica os diferentes círculos e flashbacks desenhados mostram como Dante pecou em cada círculo durante as cruzadas.
A jogabilidade é em grande parte semelhante à dos jogos do Deus da Guerra. A arma preferida de Dante é uma foice e ele comanda magia através de uma cruz sagrada que carrega e que lhe foi dada pela sua amada Beatriz pouco antes da sua morte. Este utensílio mágico envia raios de luz que matam todo o mal que toca. Dante pode até domar alguns animais demoníacos e usá-los para as suas próprias necessidades. Os jogadores, contudo, têm de escolher entre um caminho sagrado e um caminho profano. Quando agarra inimigos ou encontra personagens presos (incluindo um grande número de figuras históricas), Dante pode escolher castigá-los ou absolvê-los. Qualquer uma das escolhas é recompensada com pontos de experiência profanos e sagrados, respetivamente. Isto permite a Dante subir de nível numa das duas árvores técnicas e gastar as almas que aí recolheu. Não é possível maximizar ambos os lados, pelo que um certo caminho tem de ser escolhido. O lado profano concentra-se nos poderes da foice enquanto o lado santo se concentra na cruz.
Com cada nível podem ser adquiridas novas capacidades. Para o lado profano, a maioria destes está centrada em torno de ataques mais fortes da foice, enquanto que o lado santo se concentra nas capacidades da cruz à distância. Há também capacidades gerais tais como expandir o medidor de saúde ou de mana, estender o medidor de redenção, ou fornecer defesa adicional contra ataques. Dante tem múltiplos ataques combinados, pode esquivar-se, bloquear e vingar-se, atacar do ar, agarrar e atirar inimigos, e executar acrobacias acrobáticas tais como deslizar por grandes espinhos, pendurar e balançar de cordas, ou agarrar-se a paredes específicas. Estas acrobacias são frequentemente utilizadas para resolver pequenos puzzles ambientais. Os inimigos de combate também preenchem um medidor de redenção, que pode ser ativado quando é maximizado, garantindo um movimento mais rápido e velocidade de ataque. Durante a sua viagem, ele também dominará quatro fortes formas de magia, também melhoradas através da árvore tecnológica e aquelas dependem de um manómetro separado para executar. A moeda para comprar novas habilidades são as almas dos inimigos que ele derrota. As almas são recolhidas automaticamente ao matar inimigos, e tanto a saúde como a mana são em grande parte reabastecidas através de santuários. Muitas grandes batalhas apresentam eventos de tempo rápido (QTEs) em que o jogador precisa de carregar nos botões corretos quando solicitado, para derrotar um grande inimigo. Estes também aparecem como um mini-jogo quando é necessário absolver almas de grandes personagens.
Uma forma final de alargar as suas capacidades é através de relíquias. Estas são recolhidas ao longo da viagem e encaixadas numa quantidade limitada de ranhuras (inicialmente duas). Estas proporcionam assistência adicional, como resistir à magia, tornar os ataques mais fortes ou regenerar a saúde e a mana. Ao equipá-las, as relíquias podem ser niveladas duas vezes para as tornar mais eficazes. Uma vez que a quantidade de faixas horárias é limitada, estas necessitam frequentemente de ser trocadas de acordo com a situação.
Depois de completar o jogo, um novo modo de jogo chamado Gates of Hell Arena é desbloqueado. É uma arena onde o jogador precisa de derrotar diferentes ondas de inimigos, semelhante ao que foi mais tarde introduzido no Inferno de Dante: Julgamentos de Santa Lúcia DLC.
A versão PSP não é uma porta, mas foi desenvolvida juntamente com as versões das consolas principais. Os inimigos e o design de nível geral são idênticos, e apenas algumas características menores foram cortadas, como o minijogo do puzzle para absolver as almas condenadas.
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