Dentro de um casino, durante um dos seus assaltos, o grupo conhecido como Phantom Thieves of Hearts é encurralado pela polícia. Incapaz de escapar, o líder do grupo (o protagonista do jogo) é colocado sob prisão, e entra em interrogatório. Assim, ele começa a contar a sua história. Depois de defender uma mulher de ser assediada por um político poderoso, o protagonista de 16 anos é acusado de agressão e colocado em liberdade condicional, o que resulta na expulsão da sua escola. Em seguida, o protagonista é transferido para a Academia Shujin em Tóquio, sendo obrigado a viver num café com o nome de Cafe Leblanc, sob a supervisão de um amigo dos seus pais, Sojiro Sakura. Depois de ir para a escola e fazer um par de amigos, é quando a história começa verdadeiramente.
Persona 5, como os seus antecessores Persona 3 e Persona 4, tem curso durante todo um ano escolar e tem elementos tanto de simulador social como de rastejador de calabouços. Durante o dia, o jogador deve assistir às aulas, e pode escolher passar o seu tempo livre a fazer várias actividades paralelas, como praticar desporto, pescar, fazer exercício no ginásio, ver televisão, ir ao cinema, sair com os amigos, fazer trabalhos em part-time, etc. Existe um novo mecanismo de jogo, o sistema Confidant, que é semelhante ao sistema Social Link presente em jogos anteriores, cujo único objectivo é aumentar a interacção com outras personagens e construir relações. Quanto mais fortes forem os laços com outros, mais fortes serão os benefícios (geralmente relacionados com as próprias Personas). Desta vez, e em referência às entradas mais antigas na franquia Shin Megami Tensei, as Personas são obtidas através do sistema de negociação, onde as personagens do jogador falam com os demónios que são combatidos, e tentam persuadi-los a juntarem-se à parte, através de várias opções de diálogo. Os jogadores podem também exigir dinheiro ou itens da criatura. O sistema de fusão de Persona continua em vigor, permitindo ao jogador criar Personas mais poderosas através da fusão das já existentes, enquanto na Sala de Veludo. As Personas são obtidas visitando Palácios, as masmorras deste jogo, que são áreas dadas forma física pelos desejos de indivíduos corruptos. Ao contrário das entradas anteriores, estas masmorras não são geradas processualmente, tendo assim a mesma disposição de cada vez que são visitadas. Também regressam do primeiro jogo de Persona as armas, que têm munições limitadas.
A apresentação visual baseia-se no tema picaresco sobre o qual a história se baseia, e é muito gritante nos ecrãs da U.I. A cor temática para Persona 5 é vermelha, tal como Persona 3 tinha azul para o seu tema de cor principal, e Persona 4 tinha amarelo. A banda sonora do jogo incorpora elementos de jazz ácido, bem como elementos de hard rock durante batalhas de chefes, tornando-a distinta dos títulos anteriores.
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