A versão Game Boy Advance de Finding Nemo adapta o filme Pixar como um jogo de acção de scrolling lateral com elementos de exploração e puzzle de luz.
Os 12 níveis do jogo seguem o enredo do filme. Dependendo do nível, o jogador ou controla o peixe-palhaço Marlin ou o seu filho Nemo. Os objectivos nos níveis podem incluir simplesmente encontrar a saída, encontrar certas personagens ou itens, alcançar um certo ponto dentro de um limite de tempo, ou simplesmente sobreviver, como quando Marlin e o seu amigo Dory são perseguidos por Bruce, o tubarão.
Os níveis estão cheios de criaturas marinhas pouco amigáveis que não devem ser tocadas e de perigos ambientais como correntes fortes. Soluções simples de puzzle são utilizadas para contornar alguns obstáculos, como deixar cair uma pérola na ostra para que esta feche, empurrar um pedaço de rocha num buraco para bloquear uma corrente ou inverter os interruptores para abrir barreiras.
Dois níveis desviam-se da norma e não são de deslizamento lateral. A câmara é colocada atrás de Marlin, que tem de perseguir o personagem antes dele, tendo o cuidado de não se desviar do caminho traçado pelos anéis de bolha.
Entre níveis, os jogadores podem jogar um simples jogo de Concentração/Memória para desbloquear imagens na galeria do jogo. Nadar através de anéis de bolhas durante os níveis dá mais hipóteses no mini-jogo.
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