Resident Evil 7 é o sétimo jogo principal da série e o primeiro da série canónica a passar da perspectiva de 3ª pessoa para a perspectiva completa de 1ª pessoa. O jogo apresenta Ethan como o protagonista inteiramente novo não visto em nenhum dos títulos anteriores de Resident Evil. Ele chega a uma casa de campo na zona rural da Louisiana em busca da sua esposa desaparecida, Mia. A sua mulher desapareceu há vários anos sem deixar rasto, e a sua única pista era um ficheiro de vídeo dela que ele tem no computador a dizer-lhe que se alguma vez vir essa mensagem, que deve ficar longe daqui e esquecê-la. Que homem poderia simplesmente desistir da sua mulher tão facilmente… Ethan definitivamente não é o único a aceitar a situação actual e veio à procura da sua mulher e não planeia regressar sem ela… ou a verdade por detrás do seu desaparecimento.
Enquanto o jogo introduz progressivamente mais armas e aumenta o nível de acção à medida que a história avança, começa com o protagonista numa situação bastante indefesa, vendo como os inimigos principais não podem ser mortos tão facilmente, e quando são mortos, não ficam mortos por muito tempo. Ethan vai encontrar-se a correr pela sua vida ou a tentar esconder-se para salvar as balas para quando possa realmente precisar delas. O tamanho do inventário é limitado e pode ser aumentado através da recolha de mochilas adicionais, e os artigos não podem ser largados em qualquer lugar para serem recolhidos mais tarde. Em vez disso, existem várias caixas de itens à volta do mapa, na sua maioria em salas de armazenamento perto dos gravadores de cassetes que são utilizadas para salvar o progresso do jogo, onde o jogador pode armazenar e recuperar itens (as caixas estão todas “magicamente” ligadas, pelo que os itens armazenados numa caixa podem ser recuperados de outra). Existem quatro ranhuras de armas para troca rápida, enquanto as restantes ranhuras são apenas para guardar itens. Os itens de cura têm o seu próprio botão configurado que usa itens de cura por ordem de propriedades de cura inferiores (se tiver poções de cura pequenas e grandes, será usada primeiro uma pequena). O jogo não é pausado enquanto se utiliza o inventário, e ao fazê-lo numa área perigosa, o inimigo pode atacá-lo enquanto se está no meio dele.
Ethan chega a uma quinta na Louisiana num trilho da sua mulher, e em pouco tempo encontra pistas de que a sua mulher estava ou ainda está nas proximidades. Mas ela já não parece ser ela própria, o que demonstra dolorosamente sobre ele. O que quer que ela e a família que ainda vive na quinta sejam agora, Ethan continua a ser um mero mortal que pode sentir membros cortados ou ser esfaqueado. No entanto, a substância líquida utilizada para a cura parece resolver-lhe esse problema se for utilizada a tempo. O jogo foi construído para VR desde o início para poder ser jogado inteiramente em modo VR ou em modo 2D normal numa televisão ou monitor. O modo VR sacrifica a resolução por nível de realismo e usa auscultadores para apontar (o seu personagem aponta automaticamente para o ponto que está a ver). No modo VR, as mãos do personagem também são mostradas um pouco mais do que apenas ver os punhos a segurar uma arma, o que adicionalmente aumenta o nível de realismo. Voltando às origens dos jogos Resident Evil, as salas eram ligadas por portas que servem como animação de ecrã de carregamento entre salas, não lhe mostrando o que está na outra sala. Este jogo faz o mesmo (além de carregar) de uma forma que quando se abre alguma porta, não se vê através dela, mas a imagem começa a aparecer depois de passar, pelo que nunca se sabe quem ou o que espera por detrás da porta.
RE7 é tanto horror como sobrevivência, aumentando os elementos de susto e minimizando a acção de tiro certeiro que oferece uma dificuldade normal e dura, ao mesmo tempo que desbloqueia o nível de dificuldade de pesadelo ao completar o jogo. Para a maior parte da primeira metade parece mais um jogo da franquia Silent Hill, mas à medida que se avança para o final, tudo começa a fazer sentido e a franquia Resident Evil começa a tornar-se novamente aparente, deixando quaisquer perguntas (ou seja, o que aconteceu à Zoe, como é que Chris Redfield joga em tudo isto, para onde foi Lucas, etc.) a serem respondidas em DLCs baseados em histórias. O jogo utiliza a função de gravação automática, mas também suporta a gravação manual em salas de gravação nos gravadores de áudio. Não há necessidade de guardar material como a utilização de fita de tinta para guardar na máquina de escrever em títulos RE anteriores. A versão japonesa do jogo tem algum gore afinado fortemente e foi lançada como versão regular (sem gore) e grotesca. No entanto, mesmo o lançamento da versão grotesca não é totalmente sem censura e ainda tem alguns elementos chave removidos ou afinados em comparação com os lançamentos americanos ou europeus.
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