A ilha fictícia Banoi, perto da Papua Nova Guiné, Oceânia, é um ambiente exuberante cheio de praias, selva e montanhas, mas também de edifícios modernos que a tornam uma estância balnear paradisíaca. Depois de uma pesada noite de festa e bebida, o protagonista acorda para um pesadelo. A ilha foi invadida por zombies, virando-se lentamente mais e mais humanos para o seu lado. O protagonista, no entanto, parece ter uma certa imunidade contra isso. Os restantes sobreviventes espalhados pela ilha recuaram para diferentes postos avançados onde tentam manter o forte. O objectivo do protagonista é, acima de tudo, manter-se vivo, ajudar a defender o povo da ilha contra a investida dos zombies, e eventualmente encontrar uma forma de sair da ilha.
Dead Island é um jogo de acção na primeira pessoa com temas de horror e elementos fortes de RPG. O jogo oferece uma grande quantidade de jogabilidade de roaming livre. A grande ilha pode geralmente ser explorada em qualquer direcção, com algumas secções onde o jogador é avisado de que a área jogável está prestes a ser deixada. A jogabilidade e o progresso são em grande parte orientados para missões. Os sobreviventes oferecem recompensas pela localização de membros da família desaparecidos e objectos de caça, mas também tarefas triviais como a devolução de um ursinho de peluche. Há missões principais que promovem a história geral dividida em diferentes capítulos, assim como muitas missões secundárias opcionais. A ilha pode ser explorada a pé ou conduzindo um veículo. A jogabilidade é violenta e orientada para a acção. Mesmo que muitos encontros possam ser evitados por zombies em fuga, o jogador é sempre encorajado a enfrentar a oposição.
Há quatro personagens diferentes à escolha: Purna, Logan, Sam B e Xian. Têm parâmetros de partida diferentes e uma especialização como armas contundentes, armas afiadas, armas de fogo ou armas de arremesso. Ao completar missões e ao derrotar zombies, são ganhos pontos de experiência. Estes são utilizados num sistema de nível superior semelhante ao RPG, onde o jogador pode gastar pontos de perícia em três árvores de perícia diferentes. Estas envolvem habilidades de combate e sobrevivência, mas também uma categoria especial de Fúria – uma habilidade ligada a uma personagem específica. A fúria é normalmente um ataque especial que pode ser usado quando uma barra é preenchida pela derrota de inimigos. Como a maior parte do ambiente pode ser explorada livremente, é utilizado um sistema de escala de níveis, semelhante a The Elder Scrolls IV: Oblivion. Quando o personagem do jogador aumenta de nível, os adversários tornam-se também mais fortes e as novas armas encontradas ou compradas têm um nível semelhante. Isto faz com que o jogo tenha uma dificuldade constante, sem áreas para recuar e derrotar os adversários mais fracos. As áreas também nunca são limpas permanentemente; inimigos e itens geralmente regressam quando uma secção é revisitada.
Existe uma grande variedade de armas compradas ou encontradas no ambiente, desde bastões de basebol a chaves-inglesas, armas, facas, pés-de-cabra e cocktails molotov. As armas, no entanto, degradam-se rapidamente e se o jogador as quiser segurar, têm de ser reparadas regularmente numa bancada de trabalho, em troca de dinheiro. Nesse local, as armas também podem ser melhoradas. Ao descobrir as plantas, são desbloqueadas melhorias especiais para modificar as armas. É possível acrescentar pregos a um taco de basebol, por exemplo, ou electrificar e acrescentar fogo às armas. Podem também ser usados punhos regulares, bem como um pontapé para empurrar os zombies para trás ou para os derrubar. Apontar para áreas específicas como o pescoço proporciona mais danos e, concentrando-se em certos membros, podem ser cortados para abrandar os adversários ou torná-los imóveis. Atacar e correr drena a resistência e esta é restaurada ao longo do tempo, ao contrário da saúde que requer bebidas energéticas ou medikits. O jogador é encorajado a explorar o ambiente e os edifícios para pilhar. Isto fornece dinheiro, bem como itens específicos que podem ser vendidos ou que são necessários para modificar as armas. Atacar com armas de combate corpo a corpo requer um bom timing para aterrar os ataques e evitar os golpes de entrada. Quando derrotado, o personagem do jogador respaja nas proximidades, mas com uma penalização em dinheiro e por vezes com a perda de uma arma. Há comerciantes onde os itens podem ser comprados ou vendidos. Há também armas raras, únicas e lendárias no jogo. É possível apanhar itens para os atirar ou disparar objectos no ambiente para causar explosões ou incêndios.
A maior parte da navegação é feita através de um mapa onde são marcados objectivos de busca e locais importantes, assim como um caminho. É também possível viajar rapidamente entre centros quando estes são descobertos. A maioria das personagens pode ser falada. O jogo oferece uma jogabilidade cooperativa para até quatro jogadores, tanto offline como online.
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