Alex Mercer tem um problema ou um presente – dependendo da vista. Graças a um vírus no seu sistema, ele tem vários poderes mortais e pode mudar a sua aparência para qualquer pessoa que consome, o que basicamente significa a mesma coisa que matar brutalmente a pessoa que ele quer ser. É claro que Alex não recebeu voluntariamente esta “melhoria”. Em vez disso, ele fez parte de uma experiência genética numa empresa chamada Gentek. Tendo perdido a memória sobre o que exactamente aconteceu, ele está agora tanto à procura de vingança como do seu passado. O segundo espécime, Elizabeth Green, por outro lado, entretanto infecta cada vez mais partes da ilha de Manhattan com uma transmutação do vírus que converte pessoas ou em zombies sem mente ou monstros brutais.
Protótipo é um jogo de mundo aberto semelhante ao Grand Theft Auto IV onde o jogador controla Alex através de uma visão de 3ª pessoa. Ele pode deambular livremente pela ilha de Manhattan com cenários icónicos como Central Park e Times Square. Mas em vez de roubar carros e assaltar velhotas, Alex sente mais vontade de seguir a rota do Homem-Aranha. Ao saltar contra uma parede, ele é capaz de subir e saltar rapidamente para o telhado. Graças à sua capacidade de salto sobrenatural e à sua invulnerabilidade à queda, ele pode então atravessar a cidade de cima, em vez de fazer o seu caminho através da hora de ponta. Claro que monstros como os caçadores, bem como os militares, têm os meios para o alcançar, mesmo lá em cima. Para se defender, Alex tem vários poderes à sua disposição. Ele pode levantar objectos pesados e atirá-los aos inimigos, tornando fácil derrubar até mesmo um helicóptero a todo o gás. Ele também tem a já mencionada capacidade de moldar o deslocamento para qualquer pessoa que consiga agarrar e consumir. Quando feito sem ser visto, remove o calor de Alex e, tal como o esconder, acabará por adormecer os seus perseguidores humanos. Os monstros, por outro lado, vão continuar a persegui-lo. Também lhe permite entrar em áreas a que antes não podia aceder. Outros poderes incluem garras, um escudo, punhos como rochas que dão um bom murro e chicote poderoso. Em qualquer altura, Alex só pode usar um desses poderes e tem de os desbloquear primeiro. Isto é feito investindo os pontos de evolução que ele ganha por matar inimigos e cumprir objectivos em actualizações.
Divididos em várias categorias, estes upgrades aumentam, por exemplo, a sua velocidade de sprint, dão-lhe novas habilidades como os referidos poderes ou permitem-lhe fazer novos movimentos como deslizar pelo ar em vez de simplesmente cair directamente para baixo. Além disso, algumas habilidades como conduzir um tanque ou melhorar a sua capacidade de lidar com armas normais só podem ser aprendidas consumindo pessoas específicas marcadas com um símbolo sobre a sua cabeça. Isto também é necessário para repor a sua saúde e para descobrir a teia de Intriga. A Teia de Intriga preenche os espaços em branco sobre o passado de Alex e sobre o que lhe aconteceu em Gentek. Alguns peões, militares ou policiais tiveram um contacto mais ou menos directo com Alex ou com o projecto em que ele participou e se ele os encontrar e consumir, uma pequena cena mostra o que ele aprende com essa pessoa. Para manter uma visão geral do seu progresso, o jogador pode aceder a um mapa detalhado a partir do menu. Aí ele pode não só ver todos os filmes mas também ver que informação se liga a outras, dando ao jogador uma compreensão de como cada peça do puzzle está ligada.
Se o jogador não estiver a fazer as missões do enredo principal ou a destruir bases militares ou colmeias, pode encontrar vários tipos diferentes de minijogos na cidade. Desde missões de matar/consumir e corridas de waypoint sobre os telhados até ao combate a pequenas escaramuças, quer do lado dos militares, quer dos infectados. Em qualquer caso, o jogador ganha pontos de evolução adicionais, dependendo do quão bem se saiu. Estes minijogos são desbloqueados ao progredir na linha da história, bem como ao obter uma medalha de ouro num minijogo. Outro passatempo que concede pontos de evolução é a procura de pontos de referência e dicas escondidos em redor da ilha. Quanto mais o jogador recolhe destes, mais pontos de evolução obtém por eles.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.