Bloodborne é um RPG de ação que se baseia na mecânica dos jogos anteriores do desenvolvedor, Demon’s Souls e da série Dark Souls. Este título tem influências góticas e vitorianas e se passa na cidade fantástica de Yharnam. O personagem do jogador é um dos muitos viajantes que vão em busca de uma cura para seus males. O processo de criação de personagem é um livro-razão de contrato em uma clínica antes de uma transfusão de sangue com o remédio. Quando o personagem acorda, descobre que toda a cidade está tomada por uma doença que transformou os cidadãos em criaturas violentas. O personagem consegue explorar a cidade de forma não linear, encontrando vários habitantes e derrotando monstros para sobreviver.
No início, um caractere personalizado pode ser criado definindo um nome, idade, sexo, origem e aparência. As estatísticas iniciais são um nível inicial geral, ecos de sangue iniciais (a moeda principal), descoberta (frequência de queda de loot), vitalidade, resistência, força, habilidade, bloodtinge e arcano. Os três últimos influenciam quem danifica as escalas em certas construções. O Origin substitui um sistema geral de classes com diferentes valores para as estatísticas e uma breve história de fundo. As origens disponíveis são Milquetoast, Lone Survivor, Troubled Childhood, Violent Past, Professional, Military Veteran, Noble Scion, Cruel Fate e Waste of Skin.
No início do jogo, Hunter’s Dream é descoberto, um local em outro reino que atua como um hub central semelhante ao Nexus em Demon’s Souls. É possível deformar a partir do mundo do jogo principal após localizar as lâmpadas. Essas lâmpadas substituem as fogueiras dos jogos anteriores e ainda só é possível salvar nesses locais. O hub tem diferentes mensageiros para comprar e vender itens, uma oficina para atualizar e consertar armas, um depósito para gerenciamento de estoque e um altar de memória (por meio das Runas Caryll). Através das Lápides do Despertar, é possível transportar para diferentes partes do mundo e Altares Rituais para acessar as Masmorras do Cálice. Essas masmorras são geradas aleatoriamente, longe da cidade principal que os jogadores podem explorar. Os layouts também podem ser compartilhados ou encontrados online. Os dois personagens principais em Hunter’s Dream são o Gehrman em uma cadeira de rodas que dá conselhos e a boneca em tamanho real chamada Doll que ajuda a subir de nível.Jogos Dark Souls .
A jogabilidade para combate, movimento e exploração é muito semelhante à do Soulsjogos. A estatística de peso foi removida, há menos foco em defesa e feitiços e mais em esquiva. Em vez de segurar um botão, esquivar agora é uma habilidade ativa e baseada no tempo. A barra de resistência agora é mais tolerante para várias ações em sucessão. A quantidade de equipamento é mais limitada e as estatísticas são minimizadas em favor da habilidade de luta para armas específicas. A arma da mão principal geralmente é corpo a corpo, enquanto a mão inábil geralmente segura uma arma de fogo principalmente para combos e para contra-atacar. Uma abordagem agressiva é recompensada através de um novo sistema de recuperação, onde certos ataques são recompensados com saúde após serem atingidos, eliminando a necessidade de fugir e curar antes de continuar a luta. Geralmente a saúde é restaurada por meio de frascos (encontrados ou comprados), substituindo os frascos nos jogos anteriores. Por meio da estatística Insight, a localização e os ataques do inimigo são influenciados. Alcançar um certo nível também traz novos elementos ao mundo do jogo e muda a forma como o mundo reage ao protagonista. Alguns inimigos são capazes de absorver almas, forçando você a recuperá-las. O Insights também é usado como moeda para comprar itens especiais e necessário para convocar outros jogadores. Ao lado das armas principais, existem dez armas de truque, muito poderosas, que possuem duas formas que podem ser trocadas instantaneamente.
O elemento online é semelhante aos títulos anteriores. Aliados podem ser convocados em seu mundo e é possível invadir o mundo de outras pessoas. Até três jogadores podem jogar cooperativamente (não com lobbies privados e senhas) e o PvP é um contra um. O PvP pode ser acessado após obter uma classificação de Insight de 30. Os elementos do jogo incluem memórias, notas assíncronas deixadas para trás, aparências espectrais como ilusões que fornecem dicas e elementos que mostram onde outros personagens morreram.
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