Nos tempos antigos, uma guerra era travada contra demónios num mundo chamado Filgaia. O planeta tem as cicatrizes deste encontro, pois grande parte do mundo é árido e o oceano transformou-se em areia. Por diferentes razões, quatro personagens propuseram-se a tornar-se “à deriva” e a fazer o seu próprio caminho sobre as planícies. Virginia Maxwell escolheu esta viagem num comboio a vapor porque estava aborrecida com a vida monótona de uma aldeia adormecida e queria explorar o mundo. O caçador de tesouros Jet Enduro pensa que o comboio o trará para um lugar onde se pode encontrar uma flor com poderes mágicos. Gallows Caradine é um xamã da sua tribo e é o guardião de um artefacto sagrado. Clive Winslet é um arqueólogo cínico e caçador de recompensas em part-time. Um encontro fatídico a bordo de um comboio irá juntar estes quatro e misturá-los nos feitos de uma misteriosa organização de cientistas. Este Conselho de Sete foi formado para renovar a força vital de Filgaia, mas agora parece estar a aproveitá-la para os seus próprios meios.
Esta terceira parcela da série Wild Arms continua a tradição de dois jogos anteriores, acrescentando uma maior ênfase na atmosfera (fantasiosa) do Oeste Selvagem. Os personagens têm a capacidade de atacar usando ARMS (armas de projécteis), usar habilidades especiais, usar itens ou lançar Arcanas (magia). Desde o início do jogo, cada um dos quatro personagens tem um capítulo introdutório antes de se tornarem numa festa e viajarem juntos. As batalhas são aleatórias, com um calibre FP que preenche enquanto ataca e defende, e uso de armas e magia que requerem FP, semelhante ao segundo jogo da série. Mais tarde, os veículos especiais apresentam o seu próprio tipo de sistema de batalha. Outras semelhanças com o jogo anterior incluem o sistema de busca (cidades e masmorras não são indicadas no mapa até que as descubra), a capacidade de cancelar uma batalha aleatória e habilidades especiais usadas fora das batalhas para resolver puzzles. Uma nova característica é um diálogo baseado em palavras-chave, semelhante a um sistema comummente utilizado em jogos de aventura, que permite uma utilização mais flexível das opções de diálogo.
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