Terra Média: Sombra de Mordor é um jogo de acção de RPG. Tem lugar entre J.R.R. Tolkien’s The Hobbit e The Lord of the Rings. Joga-se como Talion, um guarda-florestal de Gondor que guarda Black Gate. Talion e a sua família são mortos pelos exércitos de Sauron, liderados por Black Hand, mas Talion está possuído por um misterioso wraith e é transferido para Mordor. O seu objectivo é vingar a sua família e revelar a identidade dos Wraith.
Sombra de Mordor é um jogo mundial aberto, onde se tem liberdade para explorar Mordor e completar missões secundárias. O jogo combina elementos da série Assassin’s Creed em termos de liberdade deambulação pelo mundo e a série Batman: Arkham em termos do sistema de combate com combinações complexas de movimentos ofensivos e defensivos, e finalizadores.
O jogo utiliza um sistema Nemesis que recorda as interacções de Talion com os inimigos, adaptando o seu comportamento num momento posterior. Por exemplo, um orc derrotado pode querer vingar-se do Talion, humilhando-o de forma semelhante e usando as cicatrizes do combate anterior. O sistema Nemesis também gera os guarda-costas, capitães e chefes de guerra dos exércitos de Sauron. Eles têm a sua própria hierarquia e tornam-se mais fortes à medida que conseguem matá-lo, subindo nas fileiras. Os capitães que conseguem vencer Talion crescem em força e são promovidos, e com o tempo tornam-se um sério desafio e uma vingança pessoal. Embora existam muitas sequências de combate, uma grande quantidade de furto é encorajada para evitar confrontos esmagadores até que muitas novas armas e capacidades forneçam uma gama mais ampla de combate a grandes grupos. Os capitães podem ser mortos permanentemente (geralmente decapitando-os com um finalizador), ou pode optar por tê-los de volta mais tarde através de uma morte regular. Também é possível marcar os inimigos, o que os coloca sob a sua influência. Dessa forma pode exercer controlo sobre eles e fazê-los lutar ao seu lado, mas como pode ser aplicado a todas as fases da hierarquia orc, também pode ser utilizado para influenciar o sistema a partir do interior. Pode ordenar a um capitão que mate os seus colegas capitães e ajude a determinar os seus substitutos.
O jogador pode desenvolver as capacidades do Talion tanto como guarda-florestal como como wraith. As habilidades de Ranger aumentam a furtividade e facilitam a movimentação pelo mundo sem ser notado, enquanto as habilidades de Wraith permitem-lhe influenciar as mentes dos inimigos, permitindo, por exemplo, obter informações sobre capitães e espalhar a agitação nas fileiras inimigas. A informação, por exemplo, revela imunidade ou pontos fracos de capitães específicos, proporcionando uma vantagem para uma próxima luta.
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