Evolve é um jogo multijogador assimétrico para cinco jogadores. É jogado com uma equipa de quatro humanos contra um único monstro, todos controlados por jogadores humanos. Não contém um modo de jogador único separado, mas o jogo pode ser jogado por um único jogador com até quatro bots a controlar os pontos restantes. O jogo é estabelecido no futuro e tem lugar em Shear, um planeta distante que foi colonizado. As valiosas colónias são logo atacadas por diferentes tipos de monstros. Para lidar com a ameaça, o veterano de guerra William Chabot é retirado da reforma e reúne uma equipa de caçadores para eliminar os monstros.
O lado humano é constituído por quatro classes. Há Agressões (danos), Médicos (saúde), Apoios (ferramentas) e Armadilhas (Rastreio). Os jogadores montam uma equipa com qualquer combinação das classes para caçar o monstro. Há múltiplos personagens por classe com diferentes habilidades e habilidades secundárias e cada classe tem diferentes habilidades gerais. Os Agressores usam um escudo pessoal para invulnerabilidade temporária, os Médicos usam a saúde para fornecer saúde num raio, os Suportes podem activar um raio de camuflagem, e os Armadores usam um escudo de cúpula de energia de Arena Móvel para restringir a área onde o monstro pode ser encontrado. As competências secundárias são diferentes para cada personagem. O caçador Abe, por exemplo, tem uma pistola de dardos de pista para localizar monstros ou etiquetar comida (que marca o monstro quando este é consumido). O outro Caçador Griffin pode colocar espigões para detectar e mover-se e a Caçadora Maggie liberta uma armadilha de animais de estimação para perseguir o rasto do monstro. Ao lado da vantagem permanente e do sistema básico de personalização, a lista completa de personagens é desbloqueada ao atingir o nível de mestria para as habilidades. Isto também pode ser feito em jogos a solo e também se aplica aos monstros.
Há três tipos de monstros à escolha. Golias é um monstro de combate corpo-a-corpo duradouro. Pode carregar, usar o seu hálito de fogo, e executar um golpe de salto ou um lançamento de pedra. Kraken é um monstro voador que ataca de longo alcance utilizando electricidade. Tem acesso a réplicas (explosão de energia), minas de banshee, relâmpagos e vórtices. O Wraith é um monstro furtivo. Utiliza o rapto para afastar um personagem da equipa, pode criar uma versão de engodo de si próprio, criar uma supernova (destruição radial juntamente com danos e velocidade de ataque buff), e executar uma explosão de urdidura para teletransportar e fazer danos ao mesmo tempo. Personagens e monstros adicionais estão incluídos em edições especiais do jogo ou podem ser comprados como DLC. Não dividem a comunidade como jogadores que não possuem o DLC ainda podem combater os personagens e monstros adicionais, mas não os podem jogar. Os mapas adicionais são lançados gratuitamente para todos os jogadores.
Os monstros podem alimentar-se de vida selvagem e humanos mortos para encher um contador de energia e evoluir. Isto é utilizado para se tornarem mais fortes, mas para evoluir têm de entrar num palco de casulo durante algum tempo, o que os deixa muito vulneráveis. A vida selvagem pode atacar ambos os lados, influenciando os eventos, e pode revelar locais. Ambos os lados podem utilizar diferentes tipos de power-ups e precisam de utilizar uma abordagem estratégica para ultrapassar a oposição.
Os modos de jogo são Defesa, Caça, Ninho e Salvamento. Em Defendam os humanos precisam de defender a estação de reabastecimento de uma nave estelar, protegendo os geradores de energia até que a nave seja totalmente reabastecida. A oposição controla um monstro único, totalmente evoluído, juntamente com vários lacaios Golias. O monstro tem de destruir os dois geradores para chegar à fonte de energia da nave antes de esta ser reabastecida. Em Hunt, o monstro vence matando todos os humanos ou evoluindo para a fase três para destruir um relé de energia, enquanto os humanos apenas precisam de destruir o monstro. O monstro recebe um avanço para fugir antes de os humanos serem largados. Quando o monstro morre, o jogo termina imediatamente. Quando um caçador é morto, há um tempo de espera de três minutos antes de ser repintado. Em Nest, o monstro precisa de defender seis ovos de monstro algures no ambiente durante dez minutos. Os ovos podem ser chocados para receber ajuda de lacaios. Os humanos têm dez minutos para destruir todos os ovos. Em Resgatar tanto os humanos como o monstro vão atrás de colonos feridos espalhados pelo mapa. O primeiro a salvar ou matar cinco respectivamente, ganha a sessão.
Os jogos podem ser jogados como sessões de jogo rápido ou no modo de história de Evacuação. No segundo tipo, cada partida ganha num ciclo de cinco traz uma vantagem para o próximo mapa para esse lado e termina com uma partida Defendida. Existem diferentes tipos de mapas com temas distintos, tais como uma selva ou a utilização de elementos industriais.
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