Jogas como Frank West, um fotojornalista freelancer, e estás numa caçada para o furo de uma vida. Seguindo uma pista para a cidade de Willamette, descobre que a cidade foi praticamente tomada por zombies. Ao tentar fugir, Frank dirige-se para o centro comercial Willamette na esperança de encontrar ajuda lá.
A jogabilidade tem lugar num conjunto de setenta e duas horas em que uma hora de tempo real equivale a doze horas de jogo. Frank pode circular livremente por todo o centro comercial, embora algumas áreas não sejam acessíveis no início. A maior parte dele está infestado de zombies, mas tem uma base segura numa sala de segurança. Os jogadores podem seguir o enredo principal, onde devem estar no local certo na altura certa e completar com sucesso as missões para avançar, ou fazer missões secundárias, vaguear por aí matando zombies e vestindo roupas das lojas do centro comercial, ou simplesmente ficar no telhado e esperar que o helicóptero regresse para o ir buscar. O helicóptero chega ao fim dos três dias e o jogo termina, independentemente de Frank estar no telhado para ser resgatado.
Frank ganha experiência ao tirar fotografias, resgatar sobreviventes e matar zombies. À medida que vai ganhando experiência, ele vai subindo de nível, o que lhe dá novos movimentos, um inventário maior e mais saúde.
As fotografias são pontuadas com base no número de sobreviventes ou zombies, na sua proximidade com a câmara e no conteúdo emocional, como o horror, humor ou sensualidade.
Os sobreviventes estão localizados em todo o centro comercial e Frank deve aparecer na altura certa para os resgatar. Se aparecer demasiado cedo, eles podem ainda não estar no seu local e se aparecer demasiado tarde, eles estarão mortos. Frank pode levar os sobreviventes de volta à segurança da sala de segurança para que possam ser resgatados. Para tal, ele pode equipá-los com armas e ordená-los a segui-lo ou esperar num local específico.
Resgatar sobreviventes é complicado pela enorme multidão de zombies que perambulam pelo centro comercial. Pode haver até mil no ecrã de cada vez. Frank deve evitar ser mordido e certificar-se de que o sobrevivente continua a sobreviver à medida que ele os conduz. Para além dos zombies, Frank deve enfrentar os psicopatas, que são humanos que se partiram quando viram os zombies e se tornaram assassinos loucos.
Quase tudo no centro comercial pode ser apanhado e utilizado. Os artigos alimentares restauram a saúde. Também tudo o resto pode ser usado como arma. Obviamente, é muito mais eficaz matar zombies com uma submetralhadora ou uma motosserra do que atirar-lhes CDs ou atingi-los com um manequim, mas tem opções e pode ter de recorrer à morte de zombies com uma bola de bowling ou com as próprias mãos porque todas as armas têm munições limitadas ou durabilidade e acabarão por se esgotar. Pode ir buscar livros às livrarias. Estes dão-lhe bónus, como uma maior durabilidade para uma classe de armas, enquanto estiver no seu inventário. Há também vários veículos que pode utilizar.
De acordo com o tema do tempo real, só lhe é permitido um espaço para guardar. Frank pode poupar em casas de banho e na sala de segurança, mas isto irá sobrescrever e salvar anteriormente. Se cometer um erro, terá de reiniciar o jogo, embora mantenha os seus níveis actuais, ou viver com ele e seguir em frente. Isto significa que as suas decisões têm consequências.
Uma vez completada a linha principal do enredo, entra no modo de horas extraordinárias, onde Frank, em vez de entrar no helicóptero, recebe mais vinte e quatro horas para resolver o enredo. Se vencer o modo de horas extraordinárias, passa ao modo infinito, onde o helicóptero não volta, Frank perde a saúde com o tempo e todos os sobreviventes estão a tentar matá-lo. O objectivo aqui é permanecer vivo o máximo de tempo possível.
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