Há 400 anos atrás, uma guerra entre o Continente Oriental e o Exército Feiticeiro Ocidental destruiu o mundo à medida que uma grande potência foi desencadeada. O tempo passou e, nos dias de hoje, a Bandeira Geral sedenta de poder organizou um ritual para despertar mais uma vez este poder: o Génio das Trevas. Mal controlado por um feitiço, o Génio das Trevas volta a quebrar o mundo, a começar pela aldeia de Norune. O único sobrevivente de Norune é um rapaz chamado Toan, filho do grande herói Ada. À medida que o Toan observa a destruição, o Rei Espírito aparece e diz-lhe que nem tudo está perdido; pedaços do mundo, incluindo edifícios e pessoas, foram selados em esferas protectoras Atla. Usando uma luva mágica chamada Atlamillia, Toan deve ressuscitar o mundo e encontrar os poderes necessários para derrotar o Génio das Trevas.
Dark Cloud é um título de acção-RPG, muitas vezes comparado com Soul Blazer, jogado a partir da perspectiva da 3ª pessoa. Toan deve entrar em masmorras geradas aleatoriamente onde irá combater monstros e recuperar esferas Atla. Toan luta com uma espada, que pode ser cortada directamente à sua frente ou ser energizado para um golpe mais forte. Durante as suas viagens, Toan encontra outras personagens que se oferecerão para o ajudar e que podem ser trocadas durante as masmorras, com estatísticas e armas individuais. Também são encontrados e partilhados itens entre o partido, incluindo itens restauradores, itens de ataque e power-ups gerais. Cada personagem tem um contador de sede, que muito será reabastecido ou a saúde começará a escorrer. Se um personagem perder toda a sua saúde, cairá em batalha e será devolvido à cidade, a menos que seja utilizado pó de Stand-In, caso em que esse personagem não está disponível e o controlo passa para outro.
Toan é o único personagem capaz de recolher esferas Atla que contêm diferentes itens necessários para restaurar as aldeias destruídas pelo Génio das Trevas. A reconstrução é feita fora do calabouço, numa área designada da aldeia. Os edifícios podem ser colocados para baixo, rodados e deslocados conforme a necessidade. Também podem ser melhorados com mobiliário e pessoas adicionais (normalmente os proprietários do edifício). À medida que as masmorras são conquistadas e a área se torna mais realista, as arcas do tesouro começam a aparecer à volta da cidade e os aldeões tornam-se frequentemente mais simpáticos. Alguns aldeões têm pedidos adicionais, tais como serem colocados virados para o leste, para a colocação das suas casas.
Cada personagem na festa do Toan usa uma arma única, mas vários tipos diferentes de armas sob cada categoria podem ser recolhidas. À medida que as armas são utilizadas, elas ganham Absorção (Abs). Estes pontos de Abs são utilizados como “experiência” para a arma e podem melhorar as capacidades da arma. Cada arma possui um número de “slots” aos quais podem ser anexados itens de alimentação, quaisquer itens anexados a slots serão absorvidos quando a arma for melhorada. Cada arma tem certos atributos que devem ser melhorados a fim de “construir” para um tipo diferente de arma. Além disso, qualquer arma que atinja o nível 5 pode ser quebrada numa Synthsphere, um item contendo 60% das suas capacidades, que pode então ser anexado a ranhuras em diferentes armas. Desta forma, as armas podem sempre ser melhoradas ou utilizadas no melhoramento de outra arma ao longo de todo o jogo. O jogo também apresenta certas sequências em que os botões devem ser premidos na ordem correcta e no momento certo para progredir.
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