Fabricante NEC Home Electronics
Tipo Consola de videojogo doméstico
Geração Quarta geração
Data de lançamento
JP: 30 de Outubro de 1987
NA: 29 de Agosto de 1989
FRA: 22 de Novembro de 1989
REINO UNIDO: 1989
SPA: 1990
Período de vida 1987-1994
Interrompido
FRA: 1993
NA: Maio de 1994
JP: 16 de Dezembro de 1994
Unidades vendidas 10 milhões[1]
Media HuCard
CPU Hudson Soft HuC6280
Mostrar
565×242 ou 256×239, 512 paleta de cores, 482 cores no ecrã
Successor SuperGrafx
O TurboGrafx-16, conhecido como o PC Engine[a] fora da América do Norte, é uma consola de videojogos doméstica de quarta geração concebida pela Hudson Soft e vendida pela NEC Home Electronics. Foi a primeira consola comercializada na era dos 16 bits, embora utilizasse um CPU de 8 bits modificado. Foi lançada no Japão em 1987 e na América do Norte em 1989. Na Europa, a consola é conhecida como PC Engine;[2] o modelo japonês foi oficialmente importado e distribuído em França em 1989, com modelos não oficiais de PC Engine a caminho do Reino Unido[3] No Japão, o sistema foi lançado como concorrente da Famicom, mas o lançamento tardio nos Estados Unidos significou que acabou por competir com o Sega Genesis e mais tarde com o Super NES.
O TurboGrafx-16 tem um CPU de 8 bits, um codificador de vídeo a cores de 16 bits, e um controlador de exibição de vídeo de 16 bits. As GPUs são capazes de exibir 482 cores simultaneamente, de um total de 512. Com dimensões de apenas 14 cm × 14 cm × 3,8 cm (5,5 in × 5,5 in × 1,5 in), o Motor de PC japonês é a menor consola de jogos doméstica maior alguma vez feita. Os jogos foram lançados em cartuchos HuCard e mais tarde no formato óptico de CD-ROM com o add-on TurboGrafx-CD.
O TurboGrafx-16 não conseguiu penetrar no mercado norte-americano e vendeu mal, o que foi atribuído ao lançamento tardio e à comercialização inferior. Apesar dos “16” no seu nome e da comercialização da consola como plataforma de 16 bits, utilizou um CPU de 8 bits, uma táctica de marketing que foi criticada por alguns como enganadora.
Contudo, no Japão, o Motor PC, introduzido no mercado numa data muito anterior, foi muito bem sucedido. Ganhou forte apoio de terceiros e ultrapassou a Famicom na sua estreia em 1987, acabando por se tornar o principal rival da Super Famicom.
Foram feitos pelo menos 17 modelos distintos do TurboGrafx-16, incluindo as versões portáteis e as que integravam o suplemento do CD-ROM.
Um modelo melhorado, o PC Engine SuperGrafx, foi lançado à pressa no mercado em 1989. Apresentava muitas melhorias de desempenho e destinava-se a substituir o PC Engine padrão. Não se conseguiu entender – apenas foram lançados seis títulos que tiraram partido da potência acrescida e foi rapidamente descontinuado.
A série inteira foi descontinuada em 1994. Foi sucedido pelo PC-FX, que foi lançado apenas no Japão.
O TurboGrafx-16 utiliza um CPU Hudson Soft HuC6280 – um CPU de 8 bits modificado com dois processadores gráficos de 16 bits – funcionando a 7,6 MHz[25]. Apresenta 8 KB de RAM, 64 KB de RAM Vídeo, e a capacidade de mostrar 482 cores ao mesmo tempo a partir de uma paleta de 512 cores. O hardware de som, integrado no CPU HuC6280, inclui um PSG a 3,58 MHz e um PCM estéreo de 5-10 bits.
Os jogos TurboGrafx-16 utilizam o formato de cartucho HuCard ROM, cartões finos do tamanho de um cartão de crédito que são inseridos na ranhura frontal da consola. Os PC Engine HuCards apresentam 38 pinos de ligação, enquanto os TurboGrafx-16 HuCards (alternativamente referidos como “TurboChips”) apresentam oito destes pinos em ordem inversa como um método de bloqueio de região. O interruptor de alimentação na consola também funciona como um bloqueio que impede que HuCards sejam removidos enquanto o sistema é ligado. O lançamento europeu do TurboGrafx-16 não teve o seu próprio formato PAL HuCards como resultado do seu lançamento limitado, com o sistema a suportar HuCards padrão e a emitir um sinal de vídeo PAL 50 Hz.
Periféricos
O TurboGrafx-16 TurboPad
O controlador TurboGrafx-16, oficialmente denominado TurboPad, apresenta uma forma rectangular com uma almofada direccional, dois botões numerados “I” e “II”, dois botões de borracha “Select” e “Start”, e dois interruptores “Turbo” para os botões I e II com três definições de velocidade. Os interruptores permitem que se pressione um único botão para registar múltiplas entradas ao mesmo tempo (por exemplo, isto permite um disparo rápido em atiradores com rolagem). O TurboGrafx-16 tem apenas uma porta de controlador; a NEC lançou mais tarde um periférico chamado TurboTap, que se ligou à porta do sistema e permitiu que cinco outros controladores fossem ligados de uma só vez para jogos multiplayer.
Muitos periféricos foram produzidos para o TurboGrafx-16. O TurboStick é um joystick concebido para replicar o esquema de controlo padrão dos jogos arcade da época. O controlador apresenta um joystick vermelho brilhante, dois botões de entrada, interruptores turbo, e dois botões que podem acelerar ou abrandar o framerate nos jogos. Outros controladores de joystick semelhantes foram produzidos por fabricantes terceiros, tais como o Python 4 por QuickShot e o Stick Engine por ASCII Corporation. O TurboCable é um cabo de extensão que aumentou o comprimento do cabo do TurboPad, permitindo que o sistema fosse jogado a partir de uma distância maior. O TurboBooster foi inserido na parte de trás do sistema e permitiu-lhe uma melhor qualidade visual e sonora através de cabos compostos. A Hudson lançou o Ten no Koe 2 no Japão, o que permitiu a capacidade de salvar o progresso do jogador em jogos HuCard.
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