Em 2007, dois anos após o incidente de Shadow Moses, Solid Snake – agora a trabalhar para uma organização freelance conhecida como Philanthropy – infiltra-se no petroleiro U.S.S. Discovery, investigando o desenvolvimento de uma nova arma do tipo Metal Gear. Um confronto com um grupo militar russo, bem como um velho conhecido da aventura passada de Snake, leva a uma detonação maciça, após a qual Snake é presumivelmente morto.
Rápido para o ano 2009: o jogador assume o controlo de Raiden, um agente novato que opera sob a ordem do Coronel, aparentemente membro de uma unidade reformada de Foxhound. A sua missão inicial é infiltrar-se na instalação de limpeza offshore Big Shell e salvar o Presidente dos Estados Unidos da América, que foi raptado por membros de uma organização terrorista conhecida como Sons of Liberty. No entanto, os assuntos tornam-se cada vez mais complicados à medida que quase toda a gente com quem Raiden comunica parece ter uma agenda escondida, e é difícil distinguir um amigo do inimigo…
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty é a sequela do jogo de acção de espionagem Metal Gear Solid. Grande parte da jogabilidade continua a ser a mesma, pois o protagonista do jogo tem de passar furtivamente pelos guardas, enganá-los usando várias engenhocas, e derrotar os inimigos do chefe complicado. Há uma série de armas a serem apanhadas através do jogo, algumas antigas, como a FAMAS e Socom, e algumas novas, como a AK-47. Os combos de artes marciais podem ser utilizados para desactivar os guardas. É possível rastejar por pequenos espaços, espreitar pelos cantos, e executar saltos acrobáticos para fugir. O protagonista pode também pendurar-se em balaustradas, escondendo-se efectivamente de um guarda, ou enfiar a sua arma nas costas de um guarda, surpreendendo-o. A caixa de cartão também está de volta, e pode mais uma vez ser usada para se esconder.
Gadgets como o fato de furto, detector de minas, óculos térmicos e outros podem ser encontrados pelo caminho. O radar do jogo original ainda lá está e alerta o jogador para as posições dos guardas e também mostra o seu campo de visão. Se soar um alarme, o radar é desactivado enquanto o herói tem de escapar. Em algumas situações, é necessário activar o radar antes de ser possível utilizá-lo.
Tal como o seu predecessor, o jogo é pesado em conversas de codecs e cutscenes. Todas as cutscenes do jogo utilizam o motor 3D no jogo; os movimentos das personagens são animações capturadas pelo movimento.
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