Na cidade de Oakvale, na terra de Albion, um rapaz é enviado pelo seu pai num recado para receber um presente de aniversário da sua irmã. Quando a escritura é feita, o destino desenrola-se: a cidade, outrora pacífica, é subitamente atacada por ataques de bandidos. A criança assustada logo descobre que o seu mundo se desmorona numa questão de momentos. Deitado ao lado do corpo do seu pai morto, o rapaz é atacado pelo bando, mas felizmente é salvo por um herói chamado Maze. Ele é então levado para o Grémio dos Heróis, onde é criado. O tempo passou e a criança cresceu, e está pronta a retomar a sua própria busca para livrar a terra dos monstros e descobrir quem foi o responsável pela morte da sua família.
A fábula é um jogo de role-playing de acção em terceira pessoa, que interpreta o jogador como “a criança” ou “o herói” que deve realizar vários feitos para se formar no Grémio dos Heróis e definir-se a si próprio. A história avança quando o herói escolhe “itens principais de busca” do Grémio. Alternativamente, existem também outras missões que o jogador pode completar para obter ouro e fama. Algumas missões permitem que o herói “se vanglorie” perante os seus fãs. A vangloriar-se antes de uma missão acrescenta dificuldades adicionais, tais como “completar a missão nua”, no entanto, permitirá obter ouro e fama adicionais.
O jogo introduz um sistema de moralidade “bom e mau”, semelhante ao dos Cavaleiros da República Velha. Várias situações – por exemplo, encontrar uma criança a ser intimidada – forçarão o jogador a tomar decisões que acabarão por moldar o personagem principal. Tomar decisões consideradas “boas” faz com que o jogador ganhe pontos bons, enquanto que ser egoísta e “mau” faz com que ganhe pontos maus. Estas decisões não só alteram as estatísticas das personagens, mas também a aparência do herói e até mesmo o ambiente à sua volta. Os personagens “maus” tendem a parecer o papel; crescendo chifres, recebendo cicatrizes e tendo um enxame de moscas a zumbir à sua volta. Uma personagem “boa”, por outro lado, pode receber uma auréola e ter borboletas a enxamear. Contudo, outras acções, tais como receber feridas em combate ou lançar grandes quantidades de magia, também afectam a aparência do jogador.
As acções também acabam por afectar a reputação do jogador, incluindo acções que podem ser relativamente pouco importantes noutros jogos. Por exemplo, se um jogador pontapeia muitas galinhas, várias pessoas podem começar a referir-se a elas pelo título de “Chicken Chaser”; usar “boa” magia de alinhamento pode fazer com que as pessoas comecem a chamar ao herói “Runemaster”.
Há três modos principais de combate na Fábula: multidão, distância e magia. O herói pode equipar qualquer número de armas, desde espadas a machados, e uma variedade de feitiços para prejudicar ou ajudar. O que o herói veste também determina a forma como as pessoas interagem com elas. Uma armadura brilhante e santa tende a tornar as pessoas da cidade mais dispostas a falar, enquanto carregam um machado grande e uma armadura escura, vermelha-sangue, pode fazê-las ficar mais apreensivas.
Um sistema de actualização de experiência permite ao jogador especializar-se numa área, ou espalhar-se por toda a parte, para dar ao herói um conjunto mais abrangente de habilidades. Há três áreas em que a experiência é adquirida: Física, Habilidade e Vontade. A experiência física é obtida principalmente através da utilização de armas de combate corpo a corpo e pode ser usada para melhorar a força ou a saúde do herói. A experiência física é obtida principalmente através de tiro com arco ou tiro com arco e impulsiona a proeza, velocidade ou engano do herói. A experiência de vontade é adquirida através do uso de magia e é gasta em novos feitiços ou na actualização de feitiços antigos.
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