Enquanto o Sultão da Pérsia trava uma guerra num país estrangeiro, o seu Grande Vizier Jaffar orquestra um golpe de Estado. O seu caminho para o trono é através da adorável filha do Sultão. Jaffar rapta-a e ameaça matá-la se ela se recusar a casar com ele. Entretanto, o homem que a Princesa ama é atirado para o calabouço. Ele tem apenas uma hora para fugir da sua prisão, derrotar os guardas no seu caminho, e deter Jaffar antes que o terrível casamento se realize.
Príncipe da Pérsia é um Platformer 2D que é comummente considerado como um progenitor do género do platformer cinematográfico. Em vez de seguir a mecânica mais comum de saltar e correr, concentra-se no avanço cuidadoso através de níveis bastante complexos, enfatizando a vulnerabilidade e o aspecto de sobrevivência do protagonista. A técnica da fotocópia é utilizada para dar mais realismo à animação dos movimentos das personagens.
O protagonista deve evitar armadilhas mortais, resolver alguns simples saltos e puzzles ambientais (tais como pisar em placas de pressão para levantar portcullis), e envolver-se em lutas de espadas com os guardas. O personagem jogador tem uma quantidade infinita de vidas, mas tem de recomeçar no início de um nível cada vez que morre, e tem de completar o jogo dentro de uma hora. O herói começa com três unidades de saúde, que podem ser reabastecidas com pequenas poções de saúde ou permanentemente aumentadas com grandes potes.
As versões Game Boy Color e SNES do jogo apresentam níveis adicionais e novos inimigos. A versão Genesis tem uma nova introdução, um conjunto alterado de gráficos e quatro novos níveis.
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