De um modo geral, esta edição reduz a abordagem arcade em favor de uma jogabilidade mais lenta e mais estratégica. Os ataques são, por exemplo, mais lentos e o sistema de resistência é mais eficaz, especialmente notório para as super-estrelas que anteriormente quase sempre se levantavam imediatamente. Há um novo tipo de medidor de resistência com três níveis, drenado por ataques inimigos. Com cada nível perdido, o lutador torna-se mais lento e mais exausto, acabando mesmo por não conseguir realizar movimentos de finalização.
A partir dos títulos Smackdown da série que terminou em 2010, o jogo traz de volta um modo sazonal sob a forma de MyCareer. Os jogadores podem conceber um lutador personalizado na Creative Suite do jogo e depois construir a carreira do lutador, começando pelo Centro de Performance WWE e NXT até ao evento principal WrestleMania e finalmente o Hall da Fama WWE. Emprega um enredo com decisões que levam à ramificação de eventos e a um sistema de moralidade baseado em seguir ou ignorar as regras. Os jogos são classificados utilizando um sistema estelar de um a cinco com base no momento, ritmo e técnica, e diferentes classificações com base no tipo de jogo. O contador pode ser afinado ou desligado, por exemplo, para drenar mais lentamente ou para regenerar.
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