Movido pelo motor Frostbite 2, o Battlefield 3 tem como objectivo fornecer o multijogador online de ritmo rápido e orientado para a equipa em que a série fez o seu nome, ao mesmo tempo que fornece a primeira verdadeira campanha de um único jogador num jogo Battlefield numerado, e pela primeira vez em qualquer jogo Battlefield numerado ou não é um modo cooperativo. O jogo introduz também a funcionalidade Battlelog, um serviço de browser que fornece estatísticas detalhadas para soldados individuais, tais como a sua relação Ganho/Perda, a sua arma favorita, a sua precisão – e assim por diante. O Battlelog também permite aos jogadores criar Pelotões que não são diferentes dos clãs que seguem as estatísticas de um grupo combinado, permite scrimmaging, comunicações de voz, e festas que tentarão agrupar amigos e membros de pelotões em esquadrões, se possível. O jogo também é lançado a partir do Battlelog, embora as configurações sejam alteradas no jogo.
A campanha é lançada num futuro não muito distante de 2014, em que os jogadores assumem o papel do Sargento Henry Blackburn e ocasionalmente de outros membros do seu pelotão de 5 homens. Para a maioria da história, Blackburn está a ser interrogado sobre o conhecimento de um ataque a Nova Iorque e, como tal, as missões decorrem de forma desarticulada e flashback à medida que Blackburn reconta o seu encontro com o PLR – uma perigosa organização terrorista que pode estar atrás de armas químicas e nucleares. A campanha joga como a maioria dos outros atiradores, uma vez que o jogador usa várias armas para despachar inimigos e empurrar até ao fim de cada cenário, muitas vezes auxiliado por companheiros de IA. Contudo, a campanha oferece alguma variedade, permitindo ocasionalmente ao jogador andar dentro de tanques, jactos e helicópteros – mas ao contrário do multijogador, é raro que o jogador tenha a oportunidade de conduzir realmente estes veículos. A suite multiplayer contém Conquista, o clássico modo Battlefield em que as equipas competem para controlar vários pontos num mapa e drenar os bilhetes das equipas inimigas – Rush, em que os atacantes tentam destruir as estações M-Com e os defensores têm de reduzir os seus bilhetes a 0 para vencerem, Team Deathmatch que é auto-explicativo, e uma variação de Rush e Deathmatch baseada em Esquadrões, em que esquadrões individuais tentam tomar as Estações M-Com para si próprios ou aniquilar outros esquadrões. Tal como em jogos passados de Battlefield, existem múltiplas classes. A classe Assault usa espingardas de assalto e transporta kits médicos e desfibrilhadores para curar e reanimar os companheiros de equipa, respectivamente. A classe Suporte usa metralhadoras leves e transporta pacotes de munições para reabastecer os companheiros de equipa e C4 que podem ser usados para destruir tanques ou desmoronar edifícios. A classe de Engenheiros utiliza metralhadoras, tem uma lanterna para reparar veículos e um lançador de foguetes para os destruir. Finalmente, a classe Recon transporta espingardas de longo alcance e utiliza detectores de movimento e pontos de desova móveis para detectar inimigos e permitir que os amistosos desovem em qualquer parte do mapa. Todas as classes podem desbloquear novos aparelhos e especializações, cada arma tem também uma árvore de desbloqueio que desbloqueia itens específicos da arma com base na frequência e no grau de utilização dessa arma em particular. O mesmo se aplica aos veículos, que consistem em tanques, IFVs, transportadores de pessoal blindado, hummers, jipes, helicópteros e retornando do Battlefield 2.
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