Link é um jovem rapaz que vive com a sua avó na Ilha do Início, uma das muitas pequenas ilhas perdidas no meio das águas do Grande Mar. No seu décimo aniversário, Link encontra um pássaro gigante que transporta uma rapariga. Link resgata a rapariga, mas como resultado, a sua própria irmã é levada pelo pássaro. A rapariga desconhecida é um capitão pirata chamado Tetra, que concorda em ajudar Link a encontrar e resgatar a sua irmã. Durante a sua viagem, os dois apercebem-se que um mal poderoso e lendário está novamente activo, e têm de encontrar uma forma de o deter.
O Wind Waker é a décima parcela da série Zelda. Tal como os seus predecessores, é um jogo de acção com elementos de resolução de enigmas e de jogo de role-playing leve. A mecânica básica do jogo é semelhante à encontrada em Ocarina do Tempo: Link explorou áreas exteriores e masmorras em 3D, combatendo inimigos e ocasionalmente resolvendo quebra-cabeças ambientais. Um complemento ao sistema de combate é a capacidade de se separar em momentos específicos, o que é necessário para vencer inimigos blindados. Outra novidade é a apanha e utilização de algumas das armas empunhadas pelos inimigos. Tal como nos jogos anteriores, Link pode utilizar ferramentas como arco e flecha, bumerangue, e bombas.
Link precisa de navegar através do Grande Mar para poder viajar para outras ilhas. Ele usa um bastão chamado Wind Waker para mudar a direcção do vento, conduzindo-o e produzindo melodias. O Wind Waker é também utilizado para fins de teletransporte e resolução de puzzles. O Link pode usar correntes de vento para deslizar e aceder a áreas remotas.
Visualmente, o jogo utiliza gráficos cel-shaded para criar uma aparência de cartoon. As proporções corporais das personagens e as características faciais não são realistas, complementando o estilo. Os grandes olhos do Link, em particular, têm também uma função relacionada com a jogabilidade, dando pistas ao jogador ao olhar para itens específicos necessários para resolver puzzles.
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